quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Quem veio primeiro ,A Galinha ou o Ovo?


Pesquisadores das Universidades de Manchester e Wisconsin encontraram uma mutação natural em uma galinha chamada Talpid, que possui uma arcada dentária completa. Eles também conseguiram induzir o crescimento de dentes em aves normais, ativando genes atávicos ,latentes há mais de 80 milhões de anos.

A descoberta levou os pesquisadores a questionar se todas galinhas mantêm tais genes atávicos que possibilitariam o crescimento de dentes novamente e se sobre que circunstancias tais gens poderiam ser ativados.

"Descobriu-se que pode-se induzir o crescimento de dentes em aves normais ao fazer mudanças na expressão de moléculas particulares".Eles afirmaram ainda que os caminhos para o crescimento dos dentes estão preservados, o que ajuda a compreender como as mudanças evolucionárias poder ser revertidas com sutis alterações ou praticando a biologia reversa.


Tais estudos tem implicações e aplicações mais intensas no processo de regeneração do tecidos,onde por princípio da ativação de biologia reversa e específica poder-se-ia estimular a regeneração e tornar possíveis em aplicações na patologia humana.

O professor Mark Ferguson, da Universidade de Manchester, afirma que a pesquisa, implica em uma melhor compreensão do processo evolutivo e na regeneração de tecidos, incluindo a reposição de dentes perdidos em humanos


A partir das pesquisas e descobertas sobre a regeneração em tecidos de embriões, o Professor Mark Ferguson e a cientista Sharon O´Kane fundaram a Renovo, uma empresa da Universidade de Manchester, que está desenvolvendo novos medicamentos para a prevenção e redução de cicatrizes, ela lidera as pesquisas em desenvolvimentos de medicamentos com esse propósito.

http://www.solociencia.com/biologia/06032701.htm

Nenhum comentário: