segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Arte e |Anti-Arte




Realmente é gratificante saber que não estamos sós, nessa imensidão de universo,mesmo que esse habitat esteja num interior provinciano,longe dos Louvres,Maspes ,tertúlias literárias ou quaisquer meios ,eventos ou lançamentos e rodeados por gente com um sotaque carrrrregado e viciado; mas meio a tudo isso,acabamos encontrando energias que correm no mesmo sentido ou direção ,mesmo que em uma tênue linha paralela ,as idéias seguem sem jamais conflitar e por isso mesmo elas crescem... E a arte que brota ,pode ser pura e sem influência nefastas dos momentos: politicamente isso,politicamente aquilo da hipocrisia maquillada.
Lendo ou melhor relendo um recorte de jornal de uma segunda-feira(10 de março de 2008-Jornal SC)vi um texto interessante e com quem comungo plenamente, do Sr. TENFEN,Maicon que indaga :Isso é arte ? e tece comentários bem humorados e pleno de eufemismo a cerca de sua visita a uma galeria de arte(?!) onde tudo é possível à pretensa arte livre e moderna ,ou onde os medíocre se acham e pensam ser tudo possível e permitido em nome dessa arte que pensam representar.Ali naquele espaço ,tais artistas(?) se sentem igual a Monet,Van Gogh,e tanto outros ,que se for citar todos, tudo que vou escrever vai ser um mero apêndice .Alguns gostam do pintor espanho"PP",que até virou nome de carro. Eu não gosto .Aquela cidade(Guernica) ali vítima de um bombardeiro, que nunca foi alemão mas do seu Generalíssimo matando comunistas,como também o bombardeiro de navio brasileiro,à mesma época, por alemães,foi uma encenação.Se tal tela não fosse eivada de motivação política ,embora falsa, contra os vencidos, estaria no museu dos esquecidos.Mas tal protesto dado as condições ,seria dito ativismo hoje ,tornou-o uma estrela e qualquer excremento que saísse de seus pincéis seria considerado arte . Ele é visto como Toulouse-Lautrec,Auguste Renoir ,etc.Aquilo,na minha miopia artística, não é arte mas uma caricatura disforme e grosseira de uma mente perturbado.Já vi muita arte dos internos( hospício) Traços fortes,cores vivas ,assuntos surpreendentes.Mas são mentes perturbadas e com tal tem que ser tratados . No entanto os ícone não podem ser atacados, são santos.Ele tornou-se, como tantos da mesma estirpe, um ícone. A iconografia é longa. A história diz: se alguém mata um, ele é um homicida e tem que julgado como o tal, porém se mata muitos,recebe uma medalha, é um herói como Stalin(Procurem ler sobre o genocídio perpetrado por ele na Ucrânia:HOLODOMOR). Devemos dar-lhe uma estátua .Mas para mim, também simplório em arte e como o sapateiro de Apeles “Ne sutor altra crepidam”não vou além das sandálias, pois certamente com mais conhecimentos os poderia dissecar melhor e expor-lhe as vísceras,me sinto incapaz de traduzir em palavras o que realmente me causa tais disparates; no entanto como observador,sei do que gosto e o que refuto,o que ouço ,o que repudio e a hora de desligar o radio ou a TV .
Lembro de um colega de escola, ginasiano como eu, que escreveu um livro de poesia, aquela época. Hoje, dizem que ele é um cineasta,fico a imaginar o tipo e arte que dirige ou cria, pois não vi nenhuma. Pois bem,no seu livro ele deixou uma página totalmente em branco com ponto preto bem no centro, a outra totalmente preta com um ponto branco bem ao centro.Cada página se repetia tais disparates literários(?) Isso até me lembra a piada da égua pocotó,escrita por um interno(hospício) que era só pocotó....até o final ! Cada página da sua excrescência, desculpem ,da sua obra-prima era isso :páginas em branco,páginas em preto ,páginas com letras distorcidas...etc;etc.Mas eles e outros tantos tem os seus admiradores e seguidores .
Quando assisti ao filme Teorema ,de Pier Paolo Passolini, professores ,colegas e eruditos, teciam os maiores elogios , aquilo era sagrado, era o máximo do máximo:sublime,inatacável. Lembro-me da cena do Pintor jogando tinta azul sobre uma tela e em seguida urina sobre ela ;a professora de arte e literatura dizia que era o acme ! E expôs ,longa e pausadamente as explicações sobre o desabrochar da liberdade .Quando escutamos um sabiá cantando ao amanhecer ou ao anoitecer não se faz necessário que algúem nos explique a sua melodia,ela por si só é maviosa e cativante. Entendo que arte em sua manifestação pura e plena é por si só elucidativa,ela comunica ao interlocutor o que quer dizer ,pois se for depender de interpretação ,cada um a interpreta ao seu modo ,distanciando-se até do que o autor quis dizer.
Ainda bem que a minha ignorância é tanta que não me permito ao luxo ou ao dissabor de desperdiçar meus quatro neurônios capengas, nas suas sinapses mais simples em estudar ou acrescentar tais eruditos a minha lista de leitura, estou limitado por duas paralelas, entre colunas e as sigo como o “fiel mais crente ,dentro das generalidades descrentes ,que a substância cósmica evolui” Esperando que em um futuro ,não muito distante,o lixo ,realmente vá para o lixo....Porém quando vejo obras tipo RAP penso que estamos indo em direção contrária...
Por outro lado, como os estudantes citado pelo Sr Tenfen,que refutaram o lixo do artista exposto, podemos ver que nem tudo estar perdido .É preciso ensinar aos jovens a arte de pensar e eles, por si só, descobrirão o caminho a seguir. À minha época de ginasiano, nos limitávamos a repetir, como gagos naquele tatibitate, o que os professores diziam; hoje vemos que muitos estudantes podem ainda nem ter um Norte definido para seguir , mas certamente a direção que estão apontando pra eles ,não é aquela que eles querem ir...!

JATeixeira

Nenhum comentário: