sexta-feira, 27 de março de 2009

Brindes


"As aguas separam os povos do mundo, o vinho os une."

Os brindes começaram nos banquetes da antiga e Magna Grécia. Eles tinham razão de sobra pra comemorar e também um bom vinho, até elegeram um deus para homenagear: Bacco. Mas o costume de erguer um brinde, iniciava-se pelo dono da casa, elevando a sua taça e dela bebendo para, assim, demonstrar aos seus convidados que a bebida não estava envenenada. O convidado bebia também do mesmo cálice ,que o anfitrião.

Na idade média ao propor o brinde batiam-se as taças, desejando-se vida longa e próspera. O choque das taças salpicava a bebida de uma taça para outra, pois se houvesse veneno o traidor também seria envenenado.

O ato de brindar está enraizado na cultura e tradições do mundo ocidental: ligado a idéia de celebração .Celebra-se qualquer coisa:nascimento de filhos,torneios de futebol, chegado do verão e até do final-de-semana.Tudo é motivo para celebrar e brindar

“Tostus

“Tostus”, vem do latim e significa torrado ou tostado, tornou-se sinônimo da bebida,pois os romanos costumavam adicionar pão tostado aos vinhos de qualidade inferior para minimizar a acidez e torná-los mais apreciáveis.

“Toast”

A palavra inglesa para brinde é “Toast” Usada também para torrada,origina-se do latim

O ato de brindar pode ser um verdadeiro ritual ou as vezes, um simples e banal elevar de taças, canecos e em coro ,dizer: Saúde!,Santé!, Prost ! Salute! , Cin cin ! Esse costume ora simples ora tão refinado e cerimonioso pode ser visto hoje em qualquer lugar. Desde pequenos bares, glamurosas festas e até em banquetes especiais. Vem da mesma origem de querer demonstrar aos convidados que ela não será envenenado

Nenhum comentário: