terça-feira, 14 de abril de 2009

Terapia do Consultório III




Nessa linha ,pouco ortodoxa de terapia profissional conheço um Ortopedista, que tem em sua discoteca desde Waldik Soriano a Madona ; dos Fagundes do Alegrete a Mozart.

Um dia ,o dono de uma ferraria fraturou o pé enquanto ferrava um cavalo ,ele não teve dúvida mandou a secretária ligar o som e executar Il trovatore (Verdi) com seu favorito “coro dos ferreiros”, e com sua voz de barítono cantarolava ,enquanto prestava socorro a vítima !


E o pior que tal perspectiva de aplicação de análise Freudiana ou Junguiana não está restrita ao exercício profissional médico .

Uma vez saindo de Goiás pela rodovia BR 370 ,final da primavera início do verão ,queimadas e mais queimadas,quente uma barbaridade ! Parei num barzinho, coberto de folhas de palmeira, chão batido e localizado a margem da rodovia; o dono do bolicho viu que eu vinha do lado “dos Goiáis” atacou de música goiânia ,e quando lhe disse que estava indo pro Rio Grande e ele já perguntou se eu queria música tradicionalista: Paixão Cortes ou quem sabe Jaime Caetano Braun declamando “Galo de Rinha” : tinha todas. Ele perguntou-me Você já ouviu falar ? “Fumo e voltemo”,como diz Onório Lemo ,Leão do Caverá Como disse-lhe para colocar qualquer coisa , Ele entrou de Chamamé:Mercedita,lindo. ! Então, lá pelas tantas ,em meio a uma conversa animada, perguntei-lhe :tens aí o Waldir Anzolin ? Se tenho ? Indagou ? e atacou com “La bella Polenta “Tenho aqui desde Caruso até Laura Pausini;ou se preferires tenho até o Coral de Rodeio! Começamos, ali, uma longa e animada conversa , disse-lhe que morava em no vale do Itajaí, Santa Catarina, Timbó próximo a Blumenau, ele saiu um pouco e já trocou a música prá banda do Cavalinho Branco e disse :”das ist Blumenau, Ja ?” Tenho Nana Mouskouri , Heino ,Mariane un Michael? Ou se quiseres a Banda Tureck ?! Ao que lhe respondi : ja Wolle ,viel danke, das ist ,ein schön Musik, ja ? ! Wunderbar ! e fizemos um brinde com canecos ,Prosit und Gesundheit !

Esse vivente saiu da Polônia antes da Guerra, percorreu todo a cordilheiras dos Andes e conhecia praticamente todo o Brasil Esteve até no Crato e ensaiou a uma música de "Correínha" :Que terra doce,"seu" moço,quem quiser pode provar,O Crato é mesmo de açucar ,é um favo de mel no meu Ceará!!!"

Fiquei surpreso com os seus conhecimentos sobre os assuntos dos mais variados. Descobri que ele era professor universitário na Polônia e fugiu para o Líbano de lá continuou...,tinha sido um pouco de tudo ao longo da trilha que percorreu, as histórias que contou daria um livro, se ele encontrar o JZ faria um parceria invejável...

É realmente surpreendente esse universo humano , suas estranhas paixões e bizarrices !!! Viva a Mágica do Espelho !...Que rejuvenesce a cara e alegra a alma !

Viva a cadeira do Dentista ,onde operador sádico e paciente masoquista completam-se !

Viva o divã do psiquiatra ,iniciativa imobiliária feliz ,onde o louco constrói o seu castelo, o neurótico mobilia , o paranoide habita e ele cobra o aluguel dos três !

Bis zum nächten Mahl , Asta la proxima,A la prochaine ,Tot ziens, A Presto...

Nenhum comentário: