segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Prêmio

JChacraóspia
Muita vezes um triunfo pode ser mais danoso do que um fracasso e o recebimento de um prêmio pode trazer maiores infortúnios do que benesses.Não é meramente uma questão de óptica e interpretação ,mas uma lição de vida que recusamos ver, quando essa “alegria e temperança são benfazejas” mas, quando a calmaria chega as velas e cessa todos os movimentos,as provisões escasseiam ,a água se torna rara e a fome faz com que os olhos se tornem sem brilho :a face do desespero assume os nossos destinos, fazendo desaparecer o riso e expressando unicamente as marcas amargas dos desgostos , as cicatrizes dos desenganos e o vazio do inexprimível.Amigos ??? A amizade passa a ser uma quimera que se desfaz diante da primeira súplica ou aos raios do sol da verdade
O nosso amigo e companheiro,por algum tempo de morada, foi agraciado com um presente do Demiurgo ou uma maldição do seu oposto.Se foi um dádiva do Criador ,foi mal usada e lhe trouxe mais o mal do que o bem Ou se simplesmente a ventura bateu-lhe a porta e ele não soube fazer uso dessa dádiva?Motivados por escolhas equivocadas ou algum diabo-coxo apontando-lhe o caminho a seguir?Pois Criador é somente UM e diabos existem aos milhares, que nos circunda e nos enchem de mimos e sutilezas em todos as paralelas visíveis dos descaminhos e descaminhados .Todas essa estradas ruins,atalhos com atoleiro,sendas escarpadas ou desvios do caminho da Luz ,sempre levam a um submundo proscrito,ao reverso da moeda da dualidade da vida.Um milímetro errado,no inicio de uma caminhada ,pode representar um infinito catastrófico, distante da essência que lhe deu origem... afastando o caminhante dos propósitos mais nobres que lhe estavam reservados.E não tem como voltar ,é uma estrada de único sentido. Não sabemos nem saberemos jamais,mas afinal no início dos anos ’80 ele foi recebedor de um prêmio da loteria esportiva que seria suficiente para iniciar um vida próspera e tranquila, mas na contramão disso tudo:o que veio fácil ,mais fácil foi. Apareceram amigos e amigas.Amigos da bolsa e do copo.Amigas da torpeza e vilania que carcome a alma dos ingênuos. . Inicialmente,ele tornou-se repleto de soberba e a humildade deu lugar a segurança de quem tem a fonte da água da vida e não teme a morte.Parecia inesgotável a montanha de onde tiraria proveito “ad eternum” Montou uma revenda de tijolos e telhas e tinha um sócio,e que sócio! .Quem tem uma víbora como amante não precisa se precaver do veneno,até que seja picado por ela mesma.O sócio recebia,comprava, dilapidava...E ele sacava do Banco ,quando precisava pagar as contas.O amigo cansou de sugá-lo ou viu exaurir-se a seara e partiu a sociedade,onde entrou só com a idéia,indo pra outra vítima.Ele mudou de ramo, de amigos,pois sempre tem um cão sarnento querendo se abrigar na soleira da porta abandonada.Mas sempre esteve tão longe de Criador quanto perto desses que infestavam o glorioso caminho que a pecúnia acolhe.
A amiga mais próxima expulsou algumas das sementes que medraram inadvertidamente ou cujos propósitos desconhecemos, mas o preço a pagar por tais atos levianos e homicidas é muito alto,às vezes não vale a pena cometê-los . A cada novo sócio,uma nova estocada no bolso e na alma.E de sócio em sócio, de amiga em amiga, acabou de volta ao seio maternal que recusara,quando a fortuna lhe sorrira.Ali já definhando nos últimos estertores talvez tenha se redimido e recolhido a paz e fica como epitáfio Sit tibe terra levis . STTL .
JATeixeira

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Primeira Experiência Culinária

Morávamos em Porto Alegre,na casa do estudante da União Gaúcha de Estudantes Secundaristas(UGES),quando estudávamos para o vestibular.A mulher do “Gavião” cozinhava para os que moravam ali.A maioria entrou em férias de verão e foram pra suas casas,praia(??) e nós tínhamos que permanecermos ali,devíamos estudar para o “vestiba”
Quente ,muito quente era aquele verão e nós nos refrescávamos a cada meia hora, e nos deitávamos molhados para tornar suportável aquelas agruras.Um verão sem aquelas chuvas torrenciais de fim de tarde,só aquele calor, sem nenhum vento que nos permitíssemos respirar melhor ,a única coisa que respirávamos era o perfume da companhia de celulose de Guaíba:Aquele ar poluído da Borregard,hoje Riocel.Mudou de nome ,mas continua irrespirável.Vez por outra comprávamos um caqui ou provocávamos os vendedores ,em suas charretes,que gritavam anunciando os seu produtos nós repetíamos,com entendíamos o anúncio:-“Caquia,caquia cacô”Eles ficam tão bravos e de lá nos ameaçavam ... Encontrávamos,ali, somente em pouco mais de uma dúzia:Alguns nem mais estudavam,mais ainda moravam ali, por complacência da diretoria.O “Mancha”e o “Alegrete”trabalhavam em um jornal.O Renato,irmão do “Mancha” era um eterno "vagal" e repetente,nem sabemos o que fazia.Tinha um “Melano” que cuidava do jornal,que aquela época já “Offset” impressão primorososa.Tinha também o “Dois mil e Hum - 2001” era do interior do Rio Grande,não lembramos a cidade,parece que Lagoa vermelha.O que lembramos ,é ele trocando de roupa algumas dezenas de vezes por dia.Vestia uma,ia na frente do espelho ,não gostava e a tirava.Colocava outra e repetia o mesmo gestual.Porisso tinha o nome de 2001 nesse eterno complexo de “Armani”.Ah! quase ia me esquecendo do “índio” de Nonoai,não lembramos mais o nome dele,parece que Ivã,não era índio ,era de origem italiana e usava o sabonete “original”,na fragrância “Cravo” e tinha outra característica:usava um pequena prótese de acrílico,com os quatro incisivos que vulgarmente,denominam de “Perereca”,Era uma coisa feia,tão vulgar e mal feita ,que mesmo sem ter nenhum conhecimento da área ,já percebíamos o seu uso.
Estavam de passagem por ali ,também, dois fluminenses.A lembrança que ficou deles em dois detalhes:o primeiro é que eles pitavam muito,não era baseado,não,era cigarro comum,e os colocava de pé sob a cama,parecia um cemitério com suas dezenas de lápides brancas ,em mãos póstumas, postas orando.Dezenas de “chepas de cigarro,apagadas e inertes conservadas de pé,imóveis e imorredouras,somente vivas nas nossas lembranças.Era curioso ver aquele cemitério em baixo das suas camas.Em segundo lugar, eles eram gente finíssima:educados cordiais e oportunistas.Se aproveitavam de tudo.Sempre saímos pra aula e nunca percebíamos nada ,um dia não teve aula e voltamos mais cedo.Ele usavam nossas toalhas,sabonetes e comiam os nossos biscoitos ,etc,etc.Por último tinha o meu amigo Boff lá de Maquiné,estudava no colégio Ernesto Dorneles.Tinha alguns disco dos famosos da época:Creedence,Beatles,etc.Muitas vezes submetia-se a uma jejum para sobrar “cache” e comprar um disco novo.
A mulher do “Gavião” entrou em férias de verão e foram pra praia e nós ali,como iríamos fazer as nossas refeições ? Nós dissemos que era moleza e resolvemos nos aventurar pelo mundo da culinária.Observamos que ela usava óleo para fritar o arroz,antes de colocar a água.Um pequeno detalhe:não sabíamos a quantidade.devíamos fazer essa comida no final de semana,pois durante a semana comíamos no RU da UFRGS Bem ,compramos uma lata de óleo,ovos e arroz e resolvemos fazer o nosso primeiro prato.Pegamos a panela ,colocamos meia lata de óleo para uma xícara de arroz,como fossemos fritar os ovos,pois não tínhamos idéia da quantidade.E o arroz imerso no óleo e aquele óleo não secava...Derramamos uma parte do óleo fora e colocamos água.Mein Gott !Que coisa horrível! Mas como dizem:o melhor tempero é a fome.Nos refestelamos ...Qualquer jornada ,sempre começa com um primeiro passo.E aquele foi o nosso primeiríssimo...Passamos o observar que nos pacotes de arroz que tinha a receita de como preparar :1 colher de óleo, para uma de arroz e duas xícaras de água.O resto foi fácil,não tão fácil como apregoa nem tão difícil com insinuam... Hoje, tão distante daquela primeira experiência,mantemos acesa a a eterna chama da curiosidade em ser um eterno aprendiz.Desde a programação em clipper,como mero teste, vamos de desafio em desafio ultrapassando os limites dos que dizem que tal questão se restringe aos técnicos,aos iniciados,a esse ou aquele.Uma vez que entendemos as nuances das sombras das incógnitas e vemos o que tem por trás,nem que seja por meras frestas, nos damos por satisfeitos.Entendemos todas as questões como aprendiz ....Não nos esforçamos para fazer pratos maravilhosos ou descobrir os não criados.Ficamos felizes em saber que não existe nada que seja intransponível.E se a nossa jornada implica ,que iremos num fusca enquanto os “mestres” vão de ferrari,pode ser que demoremos mais a chegar,mas quando chegarmos ao destino a porta ainda estará aberta... Passamos a nos sentir como aquela pedra na mão do artífice. Que encontrou lugar na construção da vida,da sua própria vida.E sendo assim jamais terá ido inútil . JATeixeira

quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mensalão e o PT

Habere quaestui rempublicam non modo turpe est, sed sceleratum etiam et nefarium. [Cícero] Servir-se da república para enriquecer não é só torpe, mas também criminoso e abominável.
Quando toda essa corja estiver preterida , toda essa maldade estiver sepultada,no muro das recordações maléficas faremos gravar em pedra ,para que não mais se repita tamanho equivoco.
Dante,há muitos séculos passados previu ,antevendo as ações do PT ou sobre aqueles que se esconde nessa sigla ,infelicitando todos aqueles que não comungam de tais ideais.Que corrompem o que tocam,como numa ação inversa a Mídas,tudo que eles tocam, fenecem.São partidos corruptos e prostituídos que tudo fazem para permanecer no poder: Haec est vipera versa in viscera genetricis, haec est languida pecus gregem domini sui sua contagione commaculans. [Dante]O PT É como uma víbora voltada para as entranhas de sua mãe-nação;O PT é um animal doente que está contaminando com sua doença tudo o que toca.

Venezuela

O povo venezuelano sem rir na comemorações de Chavez,diz: Hei mihi! difficile est imitari gaudia falsa, difficile est tristi fingere mente iocum! ---------------------------------------------------------------------- --------Ai de mim! Com o espírito triste é difícil imitar a falsa alegria, é difícil inventar um gracejo!

Pós-Eleição

Aos eleitos
Hae tibi erunt artes, pacisque imponere morem, parcere subiectis et debellare superbos. [Virgílio,] Estas serão tuas artes: impor as condições da paz, poupar os vencidos e submeter os soberbos. Essas são frases que se aplicam ,não unicamente no pós guerra fratricida,senão nas disputas políticas que geram confrontos e ódios recíprocos,em palavras áspera e acusações medíocres.É preciso a serenidade e sapiência de vencedor na arte de governar, para ficar acima das leviandades das disputas pequenas e das cizânias que separam e maculam:onde se estabelece o caos e o abominável horror,onde todos perdemos. JATeixeira

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Telegrafia CW F8IL Jean Touzot

Le plus vieux télégraphiste de France, c'est lui: Jean Touzot--------------------- Jean Touzot il y à maintenant 104 ans ,il habite dans département de Tarn.Et Aujourd’hui avec ses 104, il continue encore ative et a pratiquer quotidiennement sa passion : la télégraphie... Com o indicativo F8IL,Mr. Tuzot Jean Joseph Touzot, F8IL. Né le 18 septembre 1908 à Boufarik Algérie, il est âgé de 104 ans et il est le doyen connu actuellement des radioamateurs français. Il adhère au REF le 28 juin 1951, parrainé par F3BU. Il est alors dessinateur industriel et habite Carmaux (81).
O monsieur Touzot nasceu em 1908(18/09) na Algéria ,portanto está no momento com seus 104 anos e continua ativo em telegrafia.Ele aprendeu telegrafia em 1931 no 28 regimento de Montpellier,portanto 81 anos e entrou no radio amadorismo em 1951,quando obteve o indicativo F8IL . Por muitos anos ele se dedicou a lecionar a telegafia no Radio Club do Liceu Rascol de Albi.Ele fundou em 1965 O REF de Albi que presidiu até 1975.Atualmente viúvo desde 1998 ele mora com sua filha . Veja mais aqui: http://www.radiocom.org/?s=f8il

sábado, 6 de outubro de 2012

Ilusionismo ?Steven Frayne ou Dynamo

Dynamo o ilusionista londrino Steven Frayne que em dezembro,próximo, estará completando os seus 30 anos, caminha sobre as águas(Tâmisa) em Londres na mais famosa das suas “aparições” .
Ele não usa o seu nome pessoal,prefere se chamado com o Dynamo e exibe ilusões(?) verdadeiramente inacreditáveis.É preciso que assistam e vejam.A multidão se mostra estupefata diante delas, sem fantasmagorias ou teatralizações .Com modos tranquilos e demonstra, diante dos incrédulos, os atos mais curiosos e surpreendentes. Olhem nessa “Ilusão a conversão dos bilhetes de loteria em dinheiro.É o máximo.
Além naturalmente da “Ilusão” das cartas ,muito brilhante. E finalizando com a quase levitação.digo quase pois ele permaneceu com uma perna apoiada no solo. A ilusão do celular na garrafa ou quando ele atravessa a vitrine é simplesmente surpreendente.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O Poder do Direito

Um dia desses em conversa com Herr Helmuth, um homem simples,sotaque carrrrregado, de poucas letras,caligrafia ruim mas de cérebro privilegiado e clarividente,não turvado pelos acontecimentos do momento,pelas esmolas que deformam o caráter :homem de muitas lides.Afirmava,sem conhecer, o que essa russa diz.Ele tem uma pequena horta onde produz repolho que usa para fazer sauerkraut, alface,pepino,machucho. Tem algumas galinhas que produzem ovos saudáveis,sem os hormônios dos ovos das granjas,alguns marreco-mula(hibridos do pato com o marreco) e gansos.Restaram-lhe apenas duas vaquinhas Jersey que dá leite,queijo,nata.Tem também um pequeno pomar onde tem um grande pé de Mispel de cujo ele faz um excelente licor,com as sementes, a quem ele chama de Mispelschnaps(que também não pode vender)E da polpa ele faz um saboroso mus.Ele nos dizia,entristecido, que não pode vender o leite só para o atravessador que querem pagar 0,32 (centavos)para justificar a tal de pasteurização. Os ovos também não,só a granja pode vendê-los.Nem o porco querem deixar que ele mate para o próprio consumo,ele diz que o prato que ele mais aprecia é carne de porco que ele se expressa assim:fleisch-eisbein-mit-sauerkraut-und-salzkartoffeln ,que é carne porco (joelho) com repolho fermentado e batata.Ele diz:nós gostamos de comer o que produzimos, pois nós sabemos o que estamos consumido.
Ele nos dizia :-como eles podem nos proibir de vender uma coisa que produzimos honestamente e querem que eu pare e passe a viver de uma aposentadoria ridícula,que mal paga os remédios que precisamos?A noite ele tece cadeiras de taboa ou cesto de cipó ou ainda faz vassouras de cipó, mas não pode mais fazê-las,proibiram de tirar os cipós da mata.Se forem pegos ,poderão até ser presos.É um tal de crime contra a natureza.E eu lhe pergunto,por acaso também não somos parte da natureza? Ou a natureza é restrita as plantas e animais.
Outro dia,veio aqui, uma tal de Anvisa,que dizia ser lei federal.Mas é uma lei que tem pesos diferentes pois vejo pela TV que em outros estados, principalmente do Nordeste,que eles vendem nas feiras,livremente. Nem precisamos ir tão longe daqui da "neue heimat",fomos a Lages e vimos na estrada as barraquinhas vendendo queijo,salame,etc.Eles é que estão certos.Não podemos cortar uma árvore sem sofrer ameaças e até multas e interdição.Parece até Stalin,que lá na Ucrânia,que matou 13 milhões de ucraínos de fome, numa terra que é um dos maiores celeiros de trigo do mundo.Eles foram minando as suas resistências dia à dia e os matando de fome.Se eles soubessem que ,de fato ,iam morrer eles teriam morrido lutando.Aqui também,dizia ele,querem nos limitar dia a dia as nossas ações.Primeiramente,eles nos tiraram as armas,e agora eles nos querem tirar o direito de viver com queremos ,dentro das nossas próprias casas,terras. Como pode alguém que não tem terras, animais ou produzir alguma coisa vir nos dizer como ou o que podemos produzir.Precisaremos pedir autorização daqui apouco ,até para ir no banheiro.
A nossa terra,já não é nossa.Nossos avós compraram essas terras e agora para cortar uma árvore precisamos de uma autorização,mas é só pagar uma taxa que poderemos cortar,que já não é proibido.Animais silvestres também,é só pagar uma taxa que podem ser comercializados,vendidos,abatidos.Os nossos netos há muito foram trabalhar nas fábricas e já não voltarão mais para casa.Para plantar e continuar o que fazemos por gerações,produzindo alimentos.Vamos terminar os nossos dias unicamente cuidando dessas terras pro governo,pois não podemos plantar porque não podemos cortar.Não podemos criar porque não podemos vender o leite ou um queijo ou matar um porco para ter uma banha para fazer o nosso pão de cada dia... - Ele faleceu aos 82 anos teve muitas atividades.Desde aprendiz de sapateiro ate´bandonionista.A saga continua...se não nos seus próprios filhos, certamente em outros que também não se curvarão jamais diante da falta de direito ou do “cruel poder da exceção”,mas com diz Jaime CBraun:"só depois de morto alguém há de dobrar-me a espinha... "

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Double Fantasy - Magie - LE PLUS GRAND CABARET DU MONDE

Não deixem de ver esse vídeo é realmente um espetáculo de magia belissimo Se quiserem saber mais ou conhecer os segredos de arte milenar,poderão acessar: rendez-vous sur secrets-magie.fr

GIli Magia e matemática

A magia exerce fascínio em qualquer idade. Gili é um mágico belga que nos impressiona não propriamente com a magia e sim com o raciocínio rápido na matemática. Mesmo sem entender a língua que é falada ,é possível entender a simples magia da aritmética nos mais diverso ângulos e dando o mesmo resultado.
Claro que ele não explicou, mais tem um resultado previsível ou presumível pois ele solicita um pessoa que lhe escolha uma número entre 51 e 60.Dentro desse padrão ele já repetiu ,de certo,exaustivamente as operações e a colocação das lacunas para chegar ao mesmo resultado.De qualquer forma é extremamente rápido.É previsto um tempo de 31 segundos para o preenchimento do quadro mas, ele o preenche em 26 segundos e consegue mentalizar e anotar as combinações matemáticas possíveis que dará o mesmo resultado 60.Horizontalmente ou verticalmente dará igual resultado 60 e também nas diagonais, nos quadrantes também indicarão sempre o mesmo resultado 60.
Também os valores externos nos ângulos 27+7+14+28=60. Os extremos superior do meio e de baixo 16+10+5+29=60 e em fim os números do centro 11+13+28+8=também somam 60 são dezenas de possibilidade e possíveis combinações,sempre resultará em 60.
Como solicitou um ouvinte da platéia.Se quiserem poderão acessar a sua Home Page: www.gili.be