O pé-de-atleta
Afecção causado por fungos, estão sempre presentes quando existe higiene deficiente, mas somente criam problemas quando se desenvolvem e se multiplicam em alguma rachadura úmida na pele. A melhor prevenção é conservar os pés sempre seco, o que não é fácil porque as glândulas de transpiração são mais numerosas na região plantar do que em qualquer outra parte do corpo, exceto na palma das mãos. Uma boa higiene ,com água e sabão duas vezes por dia, e uma fricção com álcool freqüentemente, resolveria o problema. Se tais recursos é necessário usar fungicidas .
Pessoas com unhas encravadas, o tratamento mais adequado é limpar os cantos e colocar um chumaço de algodão desinfetado de baixo da unha. Ainda melhor, porém, é o tratamento preventivo- cortar as unhas em linha reta e não muito curtas.
O frio e a dormência devido à circulação deficiente é parte do processo de envelhecimento. Basta que o sangue corra mais rápido e o problema desaparecerá. Banhos mornos ajudam a dilatar os vasos sangüíneos e melhoram a circulação. Pode-se também colocar os pés erguidos sobre uma mesa ou uma almofada ,também vão ajudar. Andar também é bom, principalmente com os pés descalços; aliás é um ótimo exercício como faziam os antepassados, em terreno arenoso e acidentado. Mas em superfícies duras torna-se necessário o uso de sapatos para um bom apoio dos pés
A aquisição de calçados feita no fim da tarde ,quando os pés estão mais inchados, maiores. Deve-se insistir com o vendedor para que meça nossos pés, a ambos; pois muitas vezes um pé é um pouco maior do que o outro. E a medida deve ser tomada estando a pessoa de pé.
Os sapatos devem ser pelo menos
Meias
Pequenas são quase tão ruins para os dedos dos pés como os sapatos. É imperativo prestar atenção especial às meias que esticam.
Uma observação final: dê mais e melhor atenção aos seus pés. A velhice vem aí. A grande maioria das pessoas idosas sofre dos pés em conseqüência de anos de maus tratos. Essa é a razão por que passam tanto tempo em cadeiras de balanço e nos bancos de jardins. Aí eles ficam parados, e justamente na época da vida em que mais precisam de exercício moderado e atividades estimulantes.
http://www.balletto.net/giornale.php?articolo=211
Nenhum comentário:
Postar um comentário