A Resolução do
CONTRAM de Nº 157, de 2004,que normatiza
o uso de extintores no País. Obriga todos os veículos a PRESENÇA do extintor contra incêndio das classes ABC.
Das Exceções para a obrigatoriedade de portar o novo equipamento: VEÍCULO PARA
EXPORTAÇÃO, motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos
automotores sem cabine fechada, tratores, veículos inacabados ou incompletos, e
de coleção.
Entendendo as DIFERENÇAS –
Extintor tipo A são os que podem ser aplicados sobre combustíveis
sólidos:Pneus,tapetes,plásticos dos painéis,bancos e forração, entre outros componentes
Extintores tipo B são indicados
para combater incêndios em combustíveis líquidos inflamáveis : álcool(metanol,
etanol entre muitos)Benzina,gasolina,óleos
Extintor tipo C são aplicados nos
equipamentos elétricos,passíveis de curtos-circuitos:acumuladores elétricos(
bateria),rede de transmissão elétrica sujeitos a curto-circuito.
Curiosidade:
Existe ainda existe extintor destinado à
classe D, usados para debelar incêndio em: metais .
Classe E destinados a combater incêndios envolvendo equipamentos
elétricos energizados como: caixa de
fusíveis e equipamentos de informática
Classe
F são os extintores destinados a combater incêndio em nas cozinhas nos óleos e gorduras- manteiga,banhas,etc.
.
IMPORTANTE - O uso
do extintor automotivo não se configura como obrigatório nos países tidos como
primeiro mundo :Canadá , Estados Unidos,Japão e Europa França, Suécia,
Noruega,Espanha, entre diversos outros. Nesses países,a legislação é muito mais
rígida e exigente quando se refere a segurança.
Nos Estados Unidos, a NHTSA- National Highway Traffic Safety Administration http://www.nhtsa.gov/
(Administração Nacional de Segurança no Tráfico),considerou que o risco de sofrer queimaduras,por pessoas sem
habilidade nessa tentativa de apagar incêndio foi essencial para impedir essa obrigatoriedade.Por outro lado, para reduzir
os riscos, criaram normas, aplicadas aos automóveis, cada vez mais rigorosas,como,por
exemplo, o corte de combustível, que visa evitar que o veículos continue
funcionando após um acidente.
Francisco Satkunas da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade,
afirma que “Essa obrigação tem 47 anos. Foi feita quando os carros tinham
carburadores, e o risco de incêndio era bem maior. Hoje, os carros têm injeção
eletrônica e compartimentos que tornam quase impossível o vazamento de
combustível, mesmo nos capotamentos”
Nos estados Unidos,os
únicos veículos que são obrigados a ter um extintor de incêndio a bordo são os ônibus, que estão
operando no transporte de pessoas, e os táxis.Não há nenhuma obrigação em veículos
de passageiros comuns ter um extintor de incêndio. Se você receber uma multa dessa natureza, então você pode citar o Regulamento 260
da Lei do Trânsito Rodoviário Nacional como um meio de cancelar um incorretamente recebeu multa.
http://www.aa.co.za/technical-services/legal-advice/legal-questions/does-every-motor-vehicle-need-a-fire-extinguisherij.html
Veja a tentativa
de apagar um incêndio por um bombeiro experiente que é inútil.Imagine por um
leigo?
Foram usados três cilindros na tentativa de debelar o incêndio e por um profissional experiente .
Nesse outro vídeo onde o veículo em chamas desce a rua e colide com a
viatura do corpo de bombeiros provocando um incêndio também nesta
Para que servem os extintores?
Na prática, a sua obrigatoriedade serve para alimentar a corrupção política,a
formação de caixa dois entre outras tantas ganâncias dos corruPTos instalados
no poder.São os casuísmos que vemos todos os dias, perpetrados contra o povo
que alimenta essa hidra ,onde cada dia que passa se descobre uma nova cabeça.
No Estados Unidos ,Canadá e Europa não são obrigados extintores nos
automóveis,pois constatou-se que o risco de uso por pessoas sem habilidades para tal, era muito mais grave do que um
provável benefício.
E se de fato as "oturidades" estão tão preocupadas com o nosso bem-estar ,deveriam propor o uso obrigatório de colete de segurança,já que estamos proibidos de usarmos armas em legítima defesa.
Esse extintor,como recomendação pode até ser
compreendido,mas compulsório seria mais um ranço do autoritarismo,se não fosse
os cooptáveis que embolsam os frutos corruPTíveis.Ele está para o veículo,
assim como a urna eletrônica está para democracia:uma farsa!Se fossem de fato
úteis ou verdadeiros, os países como Estados Unidos,Canadá e outros da Europa
os usariam.
A pergunta que fica é por que em países periféricos como: Brasil, Argentina, Paraguai
etc.etc. continua sendo um o componente
é obrigatório?
JATeixeira
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