terça-feira, 6 de dezembro de 2016

A Universalidade do Sufismo



Hazrat Inayat Khan


É a purificação do coração que o torna o Sufi receptivo a iluminação da alma.



O sufismo não pode ser chamado uma religião porque é livre dos princípios,das distinções e das diferenças,que são a base sobre a qual as religiões se assentam;o sufismo não pode nem ao menos ser chamado de filosofia,porque a filosofia ensina o estudo da natureza nas suas qualidades e variedades,enquanto o Sufismo ensina a UNIDADE.Por isso pode ser chamado simplesmente como direcionamento da visão.
A palavra SUFI implica em pureza,e pureza contém duas qualidades :pureza e puro.Puro significa não maculado com nenhum outro elemento,não almagamado,não manchado,ou em outra palavra o que existe no próprio elemento.A segunda qualidade da pureza é uma grande adaptabilidade.
Assim é a natureza do Sufi.Inicialmente se purifica, tendo constantemente diante de si a visão de Deus,não permitindo que as marcas da diferença e da  distinção terrena sejam refletidos em seu coração,nem as associações boas ou más,nem os contatos com gente humilde ou presunçosa.Nenhuma fé ou crença jamais poderá interferir  na sua pureza.


 

O Sufi mostra a universalidade de sua fraternidade na sua adaptabilidade.Entre os Cristãos ele é cristão,entre os hebreus  ele é hebreu,entre os mulçumano ele é mulçumano,entre os budistas  ele é budista;pois é uno com todos,e então todos estão também unos com ele.Ele permite a cada um unir-se a sua fraternidade,e do mesmo modo permite a si mesmo unir-se a qualquer um. Ele nunca pergunta:-“Qual é a tua fé,nação ou religião?”Nem pergunta:-“Quais são os teus ensinamentos ou princípios?”
Chama-o Irmão,ele responde Irmão,e assim pensa.Olha os princípios,o Sufi não tem nenhum,porque a doçura pode revelar-se em vantagema para um ,e em desvantagem para outro.E isso vale para cada princípio ,bem ou mal,gentil ou cruel.Se pedimos a um soldado para ter compaixão durante uma batalha,ele será derrotado.Isto demonstra que cada um tem seus próprios princípios para cada ação ou situação .Uma pessoa pode crer em um certo princípio,enquanto uma outra pode ter uma opinião completamente oposta.E a isto que um pessoa pode chamar de bem a outra pode chamar de mal.Um pode dizer que uma determinada estrada é a justa,enquanto o outro escolhe a direção oposta.O Sufi ao invés de centrar-se  nos seus prazeres e desprazeres  e de limitar a si mesmo a uma certa fé ou crença,refletindo sobre o bem e o mal,focaliza sua visão sobre o ponto de vista do outro e então ver a razão pelo ele que crer e pelo o que ele não crer,para quem uma coisa é justa e para outrem é um engano.O Sufi compreende também porque qualquer coisa que seja chamada de bem por uns pode ser chamada de mal por outros,e assim mantendo sobre controle o seu ponto de vista atinge a verdadeira sapiência.

O Sufi é um verdadeiro cristão quando se refere caridade, a fraternidade e cura de sua alma como a alma de outrem. Ele não é intransigente na maneira de se unir a uma igreja particular, ou em abandonar velhos mestres e seus seguidores que vieram antes e depois de Cristo e da sua apreciação e prática da sua verdade são tão intensos como os de um verdadeiro cristão
É na vida  dos dervixes que se vê a verdadeira representação   da vida e dos ensinamentos de Cristo, especialmente em dividir  a sua casa e sua comida com os outros,sejam  amigos ou  inimigos. Ainda hoje continuam em seu modo puro O Sufi é um católico porque produz o modelo  de seu ideal de devoção em sua alma, e é um protestante abandonando  a parte cerimonial de culto.
O Sufi é um brâmane, porque a palavra Braman significa é aquele que conhece Brahma ou Deus, o único Ser. A sua religião consiste em acreditar em nenhuma outra existência, exceto a de Deus, que o brâmane chama Avatar. O Sufi tem muitos graus espirituais para superar todos os graus dos iogues. Há poucas diferenças mesmo em suas práticas, uma vez que a diferença está principalmente nos nomes. Sem dúvida, o sufi escolhe uma vida normal, em comparação com a de uma asceta,todavia não se limita nem a primeira nem a segunda. O Sufi considera os ensinamentos dos avatares verdadeira manifestação da sabedoria divina, e tem uma perfeita intuição  visão perfeita o conhecimento sutil dos vedas. O Sufi aprecia o conceito da inofensividade de Jain, e considera que a gentileza seja  o verdadeiro caminho da pureza e perfeição. No passado os Sufis viveram a vida de renúncia e no Oriente a maioria deles ainda vive uma vida totalmente inofensivo, assim como os jainistas.

O Sufi é um budista, porque ele racionaliza cada passo na sua jornada espiritual. Os ensinamentos sufis são muito semelhantes aos ensinamentos dos budistas;de fato é o sufi que une os crentes e não crentes no Ideal de Deus e no conhecimento do UNO.
O Sufi, como um Zoroastrista  ou Parsi, olha para o sol e se  curva de frente ao ar,ao fogo,a água,a terra, reconhecendo a imanência de Deus em Sua manifestação, tendo o sol e a lua como os sinais de Deus.
O Sufi interpreta o fogo como um símbolo da sabedoria, e o sol como a luz celestial. Não só nos curvamos diante deles, mas também absorvemos as suas qualidades. Geralmente, na presença de dervixes queima constantemente um fogo de madeira e  incenso.
O Sufi é um hebreu, especialmente no estudo e domínio dos diferentes nomes de Deus. O poder milagroso de Moisés também pode ser encontrada nas vidas dos sufis seja no passado seja no presente.De fato, o Sufi é o mestre do misticismo hebraico; a voz divina ouvida por Moisés no Monte Sinai, no passado, é audível para muitos Sufi hoje

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