Hazrat Inayat Khan
É a purificação do coração que o torna o
Sufi receptivo a iluminação da alma.
O sufismo não pode ser chamado uma
religião porque é livre dos princípios,das distinções e das diferenças,que são
a base sobre a qual as religiões se assentam;o sufismo não pode nem ao menos
ser chamado de filosofia,porque a filosofia ensina o estudo da natureza nas
suas qualidades e variedades,enquanto o Sufismo ensina a UNIDADE.Por isso pode
ser chamado simplesmente como direcionamento da visão.
A palavra SUFI implica em pureza,e
pureza contém duas qualidades :pureza e puro.Puro significa não maculado com
nenhum outro elemento,não almagamado,não manchado,ou em outra palavra o que
existe no próprio elemento.A segunda qualidade da pureza é uma grande
adaptabilidade.
Assim é a natureza do
Sufi.Inicialmente se purifica, tendo constantemente diante de si a visão de
Deus,não permitindo que as marcas da diferença e da distinção terrena sejam refletidos em seu
coração,nem as associações boas ou más,nem os contatos com gente humilde ou
presunçosa.Nenhuma fé ou crença jamais poderá interferir na sua pureza.
O Sufi mostra a universalidade de
sua fraternidade na sua adaptabilidade.Entre os Cristãos ele é cristão,entre os
hebreus ele é hebreu,entre os mulçumano
ele é mulçumano,entre os budistas ele é
budista;pois é uno com todos,e então todos estão também unos com ele.Ele
permite a cada um unir-se a sua fraternidade,e do mesmo modo permite a si mesmo
unir-se a qualquer um. Ele nunca pergunta:-“Qual é a tua fé,nação ou
religião?”Nem pergunta:-“Quais são os teus ensinamentos ou princípios?”
Chama-o Irmão,ele responde Irmão,e
assim pensa.Olha os princípios,o Sufi não tem nenhum,porque a doçura pode
revelar-se em vantagema para um ,e em desvantagem para outro.E isso vale para
cada princípio ,bem ou mal,gentil ou cruel.Se pedimos a um soldado para ter
compaixão durante uma batalha,ele será derrotado.Isto demonstra que cada um tem
seus próprios princípios para cada ação ou situação .Uma pessoa pode crer em um
certo princípio,enquanto uma outra pode ter uma opinião completamente oposta.E
a isto que um pessoa pode chamar de bem a outra pode chamar de mal.Um pode
dizer que uma determinada estrada é a justa,enquanto o outro escolhe a direção
oposta.O Sufi ao invés de centrar-se nos
seus prazeres e desprazeres e de limitar
a si mesmo a uma certa fé ou crença,refletindo sobre o bem e o mal,focaliza sua
visão sobre o ponto de vista do outro e então ver a razão pelo ele que crer e
pelo o que ele não crer,para quem uma coisa é justa e para outrem é um engano.O
Sufi compreende também porque qualquer coisa que seja chamada de bem por uns pode
ser chamada de mal por outros,e assim mantendo sobre controle o seu ponto de
vista atinge a verdadeira sapiência.
O Sufi é um verdadeiro cristão quando
se refere caridade, a fraternidade e cura de sua alma como a alma de outrem.
Ele não é intransigente na maneira de se unir a uma igreja particular, ou em
abandonar velhos mestres e seus seguidores que vieram antes e depois de Cristo
e da sua apreciação e prática da sua verdade são tão intensos como os de um
verdadeiro cristão
É na vida dos dervixes que se vê a verdadeira
representação da vida e dos
ensinamentos de Cristo, especialmente em dividir a sua casa e sua comida com os
outros,sejam amigos ou inimigos. Ainda hoje continuam em seu modo puro
O Sufi é um católico porque produz o modelo
de seu ideal de devoção em sua alma, e é um protestante abandonando a parte cerimonial de culto.
O Sufi é um brâmane, porque a palavra Braman
significa é aquele que conhece Brahma ou Deus, o único Ser. A sua religião
consiste em acreditar em nenhuma outra existência, exceto a de Deus, que o
brâmane chama Avatar. O Sufi tem muitos graus espirituais para superar todos os
graus dos iogues. Há poucas diferenças mesmo em suas práticas, uma vez que a
diferença está principalmente nos nomes. Sem dúvida, o sufi escolhe uma vida
normal, em comparação com a de uma asceta,todavia não se limita nem a primeira
nem a segunda. O Sufi considera os ensinamentos dos avatares verdadeira
manifestação da sabedoria divina, e tem uma perfeita intuição visão perfeita o conhecimento sutil dos
vedas. O Sufi aprecia o conceito da inofensividade de Jain, e considera que a gentileza
seja o verdadeiro caminho da pureza e
perfeição. No passado os Sufis viveram a vida de renúncia e no Oriente a
maioria deles ainda vive uma vida totalmente inofensivo, assim como os
jainistas.
O Sufi é um budista, porque ele
racionaliza cada passo na sua jornada espiritual. Os ensinamentos sufis são
muito semelhantes aos ensinamentos dos budistas;de fato é o sufi que une os
crentes e não crentes no Ideal de Deus e no conhecimento do UNO.
O Sufi, como um Zoroastrista ou Parsi, olha para o sol e se curva de frente ao ar,ao fogo,a água,a terra,
reconhecendo a imanência de Deus em Sua manifestação, tendo o sol e a lua como
os sinais de Deus.
O Sufi interpreta o fogo como um
símbolo da sabedoria, e o sol como a luz celestial. Não só nos curvamos diante
deles, mas também absorvemos as suas qualidades. Geralmente, na presença de
dervixes queima constantemente um fogo de madeira e incenso.
O Sufi é um hebreu, especialmente no
estudo e domínio dos diferentes nomes de Deus. O poder milagroso de Moisés
também pode ser encontrada nas vidas dos sufis seja no passado seja no
presente.De fato, o Sufi é o mestre do misticismo hebraico; a voz divina ouvida
por Moisés no Monte Sinai, no passado, é audível para muitos Sufi hoje
Nenhum comentário:
Postar um comentário