sexta-feira, 29 de junho de 2012
Ladino
Tivemos ,através do echolink,um contato(QSO) bastante interessante com o IN3SQL Reinhold de Brunico-Bolzano norte da Itália Locator JN 56XT .
IN3SQL
Reinhold Herbst
Via Valle Aurina 1/b
39031 Brunico/ San Giorgio (Prov. BZ) 39031
Italy
E através desse QSO passamos a conhecer mais esse grupo de línguas derivados do latim,agrupadas em uma, pois tem muitas variáveis .Curiosamente no Brasil usamos dizer ladino para os espertos,sorrateiros.astuto.O dicionário registra ainda que é um idioma falado na Récia.Sobre a Récia ou Raetia podemos dizer que ela era uma antiga província do Império Romano. O território da Récia se compõe de distritos onde hoje se encontram as áreas centrais e orientais da Suíça (contendo a parte alta do rio Reno e o lago de Constança), a parte sul de Lübben e o alto Danúbio, Vorarlberg, a maior parte de Tirol e uma parte da Lombardia. O norte da Récia era parte do Limes Germânico, se estendendo ao longo do rio Danúbio.
A Récia era ligada à Itália através dos Alpes, pelo Passo de Récia e pela Via Cláudia Augusta.
O passo de Récia ( Passo di Resia ou Reschenpass) é uma passagem nos Alpes (1504 m) localizada na fronteira italo-austríaca, próxima da tríplice fronteira de ambos com a Suíça.
A antiga Récia foi conquistada por Augusto na célebre guerra Rética e, ao dividir a Itália em regiões a antiga Récia ficou sendo a décima região italiana por serem os Réticos também italianos de origem etrusca.
Pode ser encontrado mais informações nessa HP suíça :http://www.e-lir.ch/e-LIR___Lexicon.2778.450.0.html
Na entrada do Val Gardena e do Val Badia as placas sinalizadores da estrada exibem informações nas três línguas: ladino(gardenese)alemão e italiano. Também descrevem as comunidades do vale nas três língua: Urtijëi - St. Ulrich - Ortisei. Bozen - Bolzano - Bulsan; Trient - Trento - Trënt.
No vale ladino na província de Bolzano também se fala as três línguas:ladino,alemão e italiano. Já no vale ladino da provincia de Trento e Belluno é bilingue: ladino e italiano.
Nel 1989 il ladino è stato riconosciuto - accanto all'italiano e al tedesco - come lingua amministrativa orale e scritta nei comuni ladini della provincia di Bolzano, così come in tutti gli uffici provinciali che hanno competenze inerenti alle valli ladine.
Ronzon, no “Almanaque Cadorino” do fim do século XIX, como estudioso linguista, anotou observações características no linguajar dos cadorines. Assim ele se expressou::
O dialeto cadorino é um misto de etrusco,latim, grego, eslavo, longobardo, celta-friulano, alemão,francês,entre outras influências: Foi o legado deixado pelos invasores inimigos que contribuíram assim para o enriquecimento da língua,quando vez por outra visitavam essas regiões. Formaram-se ,dessa maneira característica diversas na deseinência e pronúncia , esão tantas que cada vilarejo tem o seu dialeto próprio.Podendo numerar em sete dialetos: Comelicano, Auronzano, Oltrepiavano,l Citropiavano, Oltrechiusotto, Cibianese, e o Oltremontano.(todos reunidos e conhecidos como Ladino)
Em Bolzano,norte da Itália, o ladino é reconhecido oficialmente como língua da minoria ladina e está protegida com diversas normas no ensino público.E a facilidade de usar o ladino nas comunicações escrita ou verbal,exceto na polícia e forças armadas.No Alto Adige o ladino é ensinado simultaneamente nas escolas, juntamente com o alemão e o italiano.
Lingua e cultura ladina
A língua ladina é una lingua reto-romana falada por cerca de 30.000 pessoas.
O Ladino ja foi a lingua mais difundida e falada nos alpes italianos .NoAlto Adige é falada pela minoria linguistica no Vale Gardena e no Vale Badia. É também usado na província de Trento no Vale di Fassa.Na província de Beluno ela é usada em Livinallongo e Ampezzo E no cantão suíço Grigioni – em todas essas localidades ela tem características locais .
Em Bolzano existe uma Radio e uma TV com programação em língua Ladina que atinge a população de Bolzano , Trento e Beluno que falam essa língua.
Variantes da Lingua Ladina
Ladin dla Val Badia (Marô)
Ladin dla Val Badia (Badiot)
Ladin de Gherdëina (Gherdëina)
Ladin de Fascia (Fascian)
Ladin de Fodom (Fodom)
Ladin d’Ampez (Ampezan)
Dialetto Nonese (Nones,) nel Trentino occidentale e di origine ladina con influssi lombardi
Dialetto Solàndro/Solànder (Solàndro/Solander), nel Trentino occidentale e di origine ladina con influssi lombardi
Dialetto della val di Rabbi (Rabies), nel Trentino occidentale e di origine ladina con influssi lombardi
Dialetto di Falciade, di transizione col veneto
Lengaz de Alie, dialetto alleghese
Relogio com os números em ladino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário