quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

As três melhores soluções para o Brasil

“Um espírito que se eleva em consciência, eleva o mundo".

Educação, educação e educação são as três soluções para um Brasil Melhor




1-Educação formal
2- Educação Profissional
3 Educação Cívica
São as soluções apontadas pela Sra. Hrinak



  • Donna Jean Hrinak é uma diplomata dos Estados Unidos. Foi embaixadora no Brasil de 2000 a 2004; na Venezuela de 2000 a 2002 ; na Bolívia de 1997 a 2000; e na República Dominicana de 1994 a 1997. Wikipédia
  • "A Sra;Hrinak,Donna  Jean, tem 62 anos e já foi embaixadora dos Estados Unidos no Brasil de 2000 a 2004 e, desde 2011, é presidente da  Boeing no Brasil.Como estrangeira, Mrs. Hrinak se sente honrada em responder à pergunta:"O que é preciso para fazer um Brasil melhor" . E ela aponta  três sugestões: educação, educação e educação.E afirma que não está sendo redundante,pois para ela existe três diferentes tipos de educação.
    Primeiro, a educação formal: ler, escrever, matemática, ciência. E não apenas o conhecimento básico, mas entender como usar a tecnologia para fortalecer o conhecimento de todas essas áreas.Segundo,educação Profissional e Terceiro, Educação Cívica que nos faz entender os nossos direitos e deveres e é preciso saber como exigir os direitos.para assegurar o sucesso profissional, que envolve comunicação, resolução de problemas, trabalho em equipe e visão estratégica.
    A Sra.Hrinak,acredita que Brasil  progrediu muito desde 1984, primeira vez que ela veio ao País. Mas, se investir em educação, passará ser um modelo para o mundo".

    " Os povos, mesmo os que têm suas diferenças,hostilidades, se agrupam em tipos que têm um 'lar' territorial e um parentesco familiar; Só a Europa, porém,malgrado a rivalidade de suas nações,seria capaz de propor a si mesma e aos outros povos uma 'incitação a se europeizar cada vez mais', de modo que é a humanidade inteira que se aparenta a si neste Ocidente.Husserl"


    Não deixa de ser um grande equívoco,para não dizer patético,tal tentativa de querer que os outras abdiquem de suas identidades e se espelhem assumam as características dos dominadores,num ciclo de eterno colonialismo.A riqueza das nações encontra-se  diluída entre seus habitantes,na diversidade.E tais aspectos não estão presos unicamente ao universo humano :podemos encontrar essas peculiaridades na sua fauna,flora , nas suas águas às vezes turvas outras vezes límpidas ,salobra ,salgada ou nos seus minerais,rochas,etc. que por mais que existam similaridade ,jamais terão os  mesmas detalhes e prerrogativas .Até mesmos os filhos,embora sua genética como elo,cria sua identidade independente.E de que são feitas as nações?E se abdicarmos dessas nossas diferenças passaremos a ser meros espectros sombrios,caricaturas de povos e nações.


    Na verdade essa é a essência para o mundo:a  educação CÍVICA.Existindo civismo,existe identidade.E existindo identidade ,a globalização feroz e selvagem ;predadora insaciável seria domada ou extinta.Costumamos classificar essa insaciabilidade feroz, com praga de gafanhotos que quando destrói uma colheita parte para outra.Nada os fixa aterra onde estão,nada os mantém,a não ser essa sede insaciável.Acreditamos que o civismo,e os valores do lugar onde se vive, cria esse vínculo,essa identidade , razões que devem ser inalienáveis   e insubstituíveis: não se troca, nem se vende.Se tais fundamentos estiverem de fato sólidos,acreditamos que as pessoas não abandonariam sua essência e princípios em detrimento de bens  de consumo de duração limitada,não venderia a sua "alma" por  30 moedas ,Pois, a nossa identidade tem duração indefinida alicerçadas nesses princípios .
    Somente a educação nos permite compreender e fazer a distinção necessária no que nos é mostrado.Nietzsche,dizia:"Aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música.” E é isso que a educação permite:ver e ouvir para proceder a distinção devida.
    JATeixeira

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