http://indianexpress.com/article/lifestyle/life-style/gossip-with-your-friends-for-good-health/
Fofocar, Coscuvilhar, bisbilhotar, mexericar, bilhardar ou em outros idiomas ,como: pettegolezzo,gossip,potins reflete a universalidade humana do comportamento mal intencionado,nessa ação da psicologia da fofoca que evidencia,tanto individualmente como socialmente o comportamento ,muitas vezes nefasto, dos que falam e sobre o que falam,sem nenhum freio e sem medir nenhuma consequência, mostrando-nos que é muito fácil lançar palavras desdenhosas ao vento.Mas que uma vez lançadas é difícil recuperá-las .Existe um pensamento italiano que diz:” As fofocas são criadas pelos invejosos,repetidas pelos crédulos e acreditadas pelos tolos."
Na maioria das vezes é preferível não tomar conhecimento de tais histórias para não ter que passá-las adiante ou carregar um peso morto.É melhor agir de acordo com o pensamento socrático e passá-las pelo “crivo das três peneiras”. Pois, como diz um dos postulados do estudo o ato de carregar algo segredado, assemelha a um peso físico,além de ser um entulho desnecessário a ocupar um espaço, nos nossos cérebros, que poderia ser destinado para coisas mais úteis e valiosas.Esses segredos nos abate e nos curva ,e quanto mais o mantemos pior fica.Daí deriva a idéia do confessionário,que alivia o sentimento de culpa,ou das sessões das análises psiquiátricas, que exerce o mesmo efeito ,só que por essas temos que pagar.É mais fácil segredar para os cabritos,como faziam os antigos judeus:Expiando as suas culpas.Na maioria das vezes aqueles que usam de tais expedientes falando-nos dos outros ,são os mesmo que para com os outros ,falam de nós mesmos.É preciso temer as línguas ferinas e a sua peçonha,já nos advertiam os antigos:Terribilis est locus iste.É preciso temer o efeito terrivel da peçonha.Embora a frase latina esteja aplicada em muito dos frontispícios das Igrejas e se refira as portas do céus e que infunde respeito.Porém,é preciso que se tema as cloacas das víboras,pois elas guardam ovo da discórdia.
As três peneiras ...
Um homem, procurou Sócrates e disse-lhe:
- Preciso contar-lhe algo sobre alguém! Nem imaginas o que me contaram a respeito de... !"
Não terminou a frase, quando Sócrates ergueu os olhos e perguntou: - Espere um pouco. O que vais me contar passou pelo crivo das três peneiras? - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira é a da VERDADE. Tens certeza de que o que vais me contar é verdadeiro? - Não. Como posso saber? - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda : BONDADE. O que vais me contar, gostaria que os outros dissessem a teu respeito? - Não! Absolutamente, não! - Então as palavras vazaram, a segunda peneira. Vamos agora para a terceira peneira:NECESSIDADE .Acreditas ser necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa? - Não... ?Pensando bem e dessa forma,nada sobrou para contar.
E o sábio sorrindo concluiu: - Se passar pelas três peneiras, conte!
Todos serão beneficiados. Se não,esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia
É preciso não esquecer do proverbial conselho:” Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário