terça-feira, 21 de junho de 2011

Beschuit met muisjes -Torradas com muisjes


Após o nascimento de crianças em Nederland(paises baixos), os pais do recém-nascido costumam oferecer aos visitantes “Beschuit met muisjes” São torradas untadas de manteiga e recobertas com muisjes, que são sprinkles: (Anis-Zuckerstreusel)sementes de anis revestidas de um açúcar azul ou rosa. Literalmente “muisjes” significa ratinho.

Se no nascimento comemora-se a chegada de um menino, a torrada oferecida é azul e se é uma menina ,a torrada é recoberta com muisjes rosa.É uma tradição celebrar um novo nascimento e comemorar, comendo um saboroso “Beschuit met muisjes” en “thee” e uma maneira de como os pais saúdam e agradecem aos que vem dar as boas vindas aos esses novos ajudantes que irão carregar o fardo dos impostos,previdência e tantas mazelas que eles, nem sabem ainda, terão que carregar.E pior é quando souberem que terão ainda que dividir a sua terra com os muslin, que se adonam de toda a “Nieder-land”e Europa transformando-a em Eurabia.Essa tradição certamente vai estar ameaçada diante do novo escolhido com “império do mal” que cresce de maneira assustadora: 20% dos 16,5 milhões de habitantes da Holanda são estrangeiros mulçumanos.


Bem,voltando aos muisjes,os “biscoitos”(torradas) devem ser assados duas vezes,como o próprio nome sugere:"bis cotto"duplamente cozido,no caso assado.São fatias de pão redondo,lisos e crocante,onde se espalha manteiga e após os "muisjes"recobrem essa torrada
Fico aqui divagando:Bem,os pais o querem assim ,e a natureza também, fazendo com que os ovos eclodissem e trouxessem MENINOS OU MENINAS,férteis ou inférteis não vêm ao caso,mas o sexo sim.Com diz a bíblia:seja QUENTE ou seja FRIO mas, não seja morno.Por analogia podemos aplicar o exemplo.A natureza corrige os seus equívocos.Agora estão fazendo proselitismo com os”mornos” Ela,a mãe Gaia, tem determinado:machos e fêmeas ;Isso no politicamente correto e aceito nos últimos 10 mil anos.No politicamente equivocado a coloração certamente seria outra e por aí a fora...
Quanto a origem do termo muisjes existem várias explicações, a primeira seria a semelhança do sprinkles anis-recoberto, como um pequeno camundongo,e como esses roedores são prolíficos e essa escolha ocorreu quando as dificuldades na sobrevivência dos nascituros era grande, dado principalmente a higiene e atendimento especializado,então eles se rejubilavam quando haviam sobreviventes e comemoravam...o que talvez teria influenciado na escolha comparativa do nome.Além do mais,sempre se atribuiu ao anis uma série de indicações terapêuticas,na medicina caseira: estimula a lactação da mãe e no bebê age evitada a formação de gases;o anis tinha também a reputação que o útero, após o nascimento, seria restaurado mais rapidamente, voltando ao seu tamanho original além do que, exorcizava os maus espíritos,uma verdadeira panacéia esse pimpinella anisum

Quando nasce alguma criança da realeza, as lojas especializadas nesses “docinhos” os oferecem na cor alaranjada ,que é a cor oficial da “Casa de Orange”- (Família Real holandesa).Num golpe publicitário um doceiro teve a feliz idéia de comemorar o nascimento da princesa Beatrix,atual rainha,em 1938,tornando-se tradição,desde então. E nessa coloração só é encontrado a venda nessas ocasiões especiais.
A Igreja Católica da Holanda comemorou a coroação do novo Papa Bento XVI, com uma série especial de torradas com muisjes amarelo-branco, cores oficial do vaticano(beschuit met geel/witte muisjes) em 23 de abril de 2005.


Como se pronuncia muisjes?
A palavra muisjes,pronuncia-se (æi)(foneticamente (meishes)Como Jej (tu)bej (béi)com(obedece ao mesmo princípio (Iéi)Se se observar a pronúncia francesa do som [œɪ̯] - como na palavra fauteuil – compreenderá,mais fácil.,presumo.
é um dos três ditongos que ocorrem na Holanda. "u" e "i" para um som. Assim,não podemos decliná-los separadamente.Os outros dois ditongos são [ɛi] e [ɑu].

Nenhum comentário: