segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Prêmio

JChacraóspia
Muita vezes um triunfo pode ser mais danoso do que um fracasso e o recebimento de um prêmio pode trazer maiores infortúnios do que benesses.Não é meramente uma questão de óptica e interpretação ,mas uma lição de vida que recusamos ver, quando essa “alegria e temperança são benfazejas” mas, quando a calmaria chega as velas e cessa todos os movimentos,as provisões escasseiam ,a água se torna rara e a fome faz com que os olhos se tornem sem brilho :a face do desespero assume os nossos destinos, fazendo desaparecer o riso e expressando unicamente as marcas amargas dos desgostos , as cicatrizes dos desenganos e o vazio do inexprimível.Amigos ??? A amizade passa a ser uma quimera que se desfaz diante da primeira súplica ou aos raios do sol da verdade
O nosso amigo e companheiro,por algum tempo de morada, foi agraciado com um presente do Demiurgo ou uma maldição do seu oposto.Se foi um dádiva do Criador ,foi mal usada e lhe trouxe mais o mal do que o bem Ou se simplesmente a ventura bateu-lhe a porta e ele não soube fazer uso dessa dádiva?Motivados por escolhas equivocadas ou algum diabo-coxo apontando-lhe o caminho a seguir?Pois Criador é somente UM e diabos existem aos milhares, que nos circunda e nos enchem de mimos e sutilezas em todos as paralelas visíveis dos descaminhos e descaminhados .Todas essa estradas ruins,atalhos com atoleiro,sendas escarpadas ou desvios do caminho da Luz ,sempre levam a um submundo proscrito,ao reverso da moeda da dualidade da vida.Um milímetro errado,no inicio de uma caminhada ,pode representar um infinito catastrófico, distante da essência que lhe deu origem... afastando o caminhante dos propósitos mais nobres que lhe estavam reservados.E não tem como voltar ,é uma estrada de único sentido. Não sabemos nem saberemos jamais,mas afinal no início dos anos ’80 ele foi recebedor de um prêmio da loteria esportiva que seria suficiente para iniciar um vida próspera e tranquila, mas na contramão disso tudo:o que veio fácil ,mais fácil foi. Apareceram amigos e amigas.Amigos da bolsa e do copo.Amigas da torpeza e vilania que carcome a alma dos ingênuos. . Inicialmente,ele tornou-se repleto de soberba e a humildade deu lugar a segurança de quem tem a fonte da água da vida e não teme a morte.Parecia inesgotável a montanha de onde tiraria proveito “ad eternum” Montou uma revenda de tijolos e telhas e tinha um sócio,e que sócio! .Quem tem uma víbora como amante não precisa se precaver do veneno,até que seja picado por ela mesma.O sócio recebia,comprava, dilapidava...E ele sacava do Banco ,quando precisava pagar as contas.O amigo cansou de sugá-lo ou viu exaurir-se a seara e partiu a sociedade,onde entrou só com a idéia,indo pra outra vítima.Ele mudou de ramo, de amigos,pois sempre tem um cão sarnento querendo se abrigar na soleira da porta abandonada.Mas sempre esteve tão longe de Criador quanto perto desses que infestavam o glorioso caminho que a pecúnia acolhe.
A amiga mais próxima expulsou algumas das sementes que medraram inadvertidamente ou cujos propósitos desconhecemos, mas o preço a pagar por tais atos levianos e homicidas é muito alto,às vezes não vale a pena cometê-los . A cada novo sócio,uma nova estocada no bolso e na alma.E de sócio em sócio, de amiga em amiga, acabou de volta ao seio maternal que recusara,quando a fortuna lhe sorrira.Ali já definhando nos últimos estertores talvez tenha se redimido e recolhido a paz e fica como epitáfio Sit tibe terra levis . STTL .
JATeixeira

Nenhum comentário: