segunda-feira, 6 de abril de 2009

ÉTICA ,Igreja e Bourbon



É uma coisa relativa?

Peter Berger é sociólogo que escreveu um livro sobre Sociologia,e em um dos seus capítulos tem uma tema bem interessante e adequado ao momento atual político e religioso atual e de todas as épocas,pelo visto..

"Como trapacear e se manter ético ao mesmo tempo".

O tema parece estranho, mas logo se percebe que,muitas vezes ética e trapaça andam de mãos dadas e aos beijos.

Era uma vez no oeste... em uma pequena cidade , havia uma Igreja Batista.

Eles eram afamados em ser extremamente rigorosos nos seus princípios e éticas nas suas condutas.

Na mesma cidade havia uma grande fábrica de Wiskey Bourbon ,aquele feito de milho. Para os pregadores,aquela fábrica era a caldeirão do Diabo ,vermelho e chifrudo ; a encruzilhada dos maus caminhos,dos desvios e perdição.:onde mulheres ,jogos e bebidas causavam a ruína de muitos crentes desavisados.

No sermão dominical a tecla era sempre a mesma :o Wiskey ,o pastor não poupava,nas suas prédicas, críticas aos fabricantes da bebida e ainda atacava os seus fiéis para que não vendessem milho,matéria prima da fábrica, para esse fim corrompedor dos bons costumes e pernicioso a sociedade.

Mas um dia ,o próprio Lúcifer ,quero dizer o dono da Wiskeria,sabendo das críticas contumazes do Pastor,lhe ofereceu uma doação de meio milhão de dólares,para serenar as suas agressões e críticas. Foi um horror !

Os líderes da igreja se sentiram ultrajados e acusavam os fabricante dizendo que aquele dinheiro era maldito,era a colheita do próprio diabo, obtido dos desviados da Igreja e que jamais poderia ser aceito.

Mas, a “ética” e a ponderação parece ter um preço e quando os ânimos serenaram e os mais “éticos” analisaram com mais objetividade a tal doação ,concluíram que aquilo ao contrário era um sinal de Deus e como Constantino vira a Cruz da Conversão eles viam o Bourbon da salvação. Era uma verdadeiro milagre,como a multiplicação dos bois do Renan.Analisaram as benesses que aquele meio milhão de dólares traria :Jardins,banda de música,bancos novos,pintura,etc.etc.Concluíram que afinal era o milagre que esperavam...O Senhor mandou abater a Fera com sua própria munição ou o que ela obtinha corrompendo e desviando os fiéis da sua Igreja.

Reunidos em assembléia os lideres decidiram e lavraram a ata com seguinte texto:

"A Igreja Batista Betel resolve aceitar a oferta de 500 mil dólares e mais 10% mensais (o dízimo, naturalmente)doados pela Wiskeria Bourbon Ltda na firme convicção de que o Diabo ficará furioso quando souber que o seu dinheiro vai ser usado para a glória de Deus".

E todos saíram felizes dali :os produtores de milho não foram mais incomodados,poderiam vender a produção com as bênção da Igreja ;os sermões dominicais passaram a tratar de outras temas como as notas frias , gado do Renan ou operação Saltagaha e o fabricante do Bourbon passou a incorporar 10% de água ao Wiskey , para honrar seus compromissos .


Nenhum comentário: