sexta-feira, 13 de novembro de 2009
Crisântemos Amarelos
quinta-feira, 12 de novembro de 2009
A Circular de Veranópolis
Uma ocasião, no colégio agrícola de Varanópolis, o professor de entomologia discorria sobre uma nova praga de cochonilhas extremamente agressiva que estava afetando os parreirais da região e reduzindo drasticamente a produção vitevinícola. Ele falava quanto a fitotoxidade e do potencial virulento das suas enzimas digestivas ; sobre as que atacavam o tronco e não lembrava o nome científico que resultava nas folhas enegrecidas (fumagina) e o difícil controle da nova praga .E Praticamente as informações sobre a controle dessa mutante na cultura da videira ,o que praticamente impedia as medidas de controle.
Então ele pediu a um aluno para ir buscar a circular da Emater, que tratava do assunto.
O aluno saiu para buscar a circular e se demorava enquanto o professor mostrava uns slides sobre outras cochonilhas igualmente virulentas mas,de controle mais efetivo ...
E o aluno não voltava...O professor já impaciente encerrava a aula quando ele chegou .E daí,porque demoraste tanto???
Ah! Professor,scusa,mas estava muito difícil para tirar foi preciso usar uma chave e óleo pra afrouxar o parafuso.Estava bem emperrado.
Que parafuso?:De que estás falando ?
Da circular.Eu fui lá na oficina pra buscar a circular que o Sr.pediu.
Na Oficina? Ela estava em cima da minha mesa, eu te disse.
É mas como não vi, e esta da oficina estava sem uso, eu trouxe esta.
E exibiu um baita disco de serra circular, de uns 80cm de diâmetro
Mas isto é uma circular de serrar madeira. Eu te pedi a circular sobre as cochonilhas, da Emater.É uma folha de papel que trata do combate a essa nova praga.
Ah! É ? Porco zio ! Pensei que era essa de fazer as caixas pra uva .
Ficou conhecido por "circular",até hoje !
JATeixeira
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Radio Amadorismo I

Para aqueles que gostam verdadeiramente , o Radio Amadorismo, é um hobby que embora muitas vezes estejam afastados por razões diversas e estejam adormecidos em suas participações, essa chama,parece presa num altar interior e jamais será extinta.Antigamente era até um ritual:ligar o equipamento,esperar que aquecesse,fazer a sintonia e lançar alguma chamado geral e esperar uma contestação.Hoje não precisa mais esperar que aqueça as válvulas ,não têm mais válvulas ;pra desencanto de purista e saudosistas que insistem em dizer que elas oferecem o som mais puro e cristalino.Sei lá,são outros tempos.Temos que nos adequar a momento.Só permaneceram ou permanecem aqueles que realmente gostam do Radioamadorismo, aqueles que o usavam como telefone,se despediram e migraram pro celular.
Quando criança, entramos em contato com alguns Radio Amadores nas praças ,nos eventos de divulgação; nas feiras, nas datas festivas e imaginávamos dar a volta ao mundo usando o sistema de transmissão e fazer amigos a longa distância...e mesmo sem ter sido, por esses ,diretamente estimulado a essa prática ;silenciosamente o “germe” da radiofreqüência nos contaminou, e sua manifestação , todavia, só muito tardiamente veio a se manifestar,talvez porque sempre estivera ali ,latente,esperando o momento certo para eclodir.
Na infância, lembro-me os operadores de telegrafia ,nas estações da estrada de ferro ,com aquele pica-pau :di di di di di....dá dá dá di di di dá... e diziam que estavam telegrafando e como sabíamos que as mensagens que eram entregues escritas ,ao andar pelos trilhos da ferrovia atirávamos pedras nos fios de transmissão, para vê-las cair...
Nos anos ’80 um “Demarchi”,zio da mulher de um nosso amigo,Pastore, tinha um transmissor (RTX)
segunda-feira, 9 de novembro de 2009
Juanita

Juanita, Juanita não aperta que ela grita !
A minha amiga Juanita,vive lá, num ribeirãozinho,no interior da “Neue Heimat” Está sempre cheia de histórias interessantes, pra contar
Em dia desses ela me contou uma novidade.
-Sabes que a Mári comprou um carro novo.
Ah! É? E que carro ela comprou Juanita ?
Não sei a marca,só que é uma nome de fêmea.
Um nome de fêmea? Huuum !,interessante
Que nome de fêmea ,seria este !?
Bah! Mas que carro tem nome de fêmea?Não lembro de nenhum nome.
É nacional?
Acho que é...
É da Fiat, Idéia ?
Não,não é esse,é outro nome
Seria por acaso Belina ???
Não,não esse é um carro novo ,atual.
Ah! Já me lembrei:Eco sport .
Eco Sport é um nome de mulher ?
Não é nome de mulher .É nome de fêmea
- É UMA Eco Sport.,não é ???
-E UMA . não é fêmea ???
Já ! Klar, ganz klar.Natürlich
Claro, tive que concordar, pois sei das fama da teimosia do alemão.Embora, concorde com o refrão corrente: “O alemão não é teimoso.Teimoso mesmo,é aquele que teima com um alemão”
JATeixeira