domingo, 13 de maio de 2012

Amarelinha e Hermetismo Marelle-Hopscotch-Tempelhupfen

Les jeux sont à l'origine liés au sacré [...] Certains jeux et jouets furent riches d'un symbolisme a présent perdu.Dictionnaire des symboles
Quem imaginaria que por trás de um jogo tão singelo se oculte tantas pretensões filosóficas, religiosas, esotéricas que apontam para o princípio da ordem, no tabuleiro universal na dualidade da vida. O jogo da AMARELINHA (do francês Merelle, étimo oriundo do grego μητηρ ελη, que significa mãe da luz- A mãe DELE ,isso é do Sacrado,do Divino,a mãe de Hélio-O Sol) É um jogo cheio de simbolismo que,segundo alguns autores, remontam mais de 4.000 anos .É a representação gráfica de uma cruz de formato octogonal que ELEVA ,os seus participantes, da terra ao céu. Em nessa mesma ordem de idéias, as oito etapas da amarelinha que antecedem o céu,tem o inferno colocado ,surpreendemente, no seu "nono" estágio,antes do céu e que deve ser evitado.O céu,seria o décimo estágio que nos leva a uma nova unidade 10=1+0=1 que atinge-se no centro do universo.É preciso observar que a forma do céu já não é retangular como todo o início do jogo que são compostos por retângulos que simbolizam o mundo material.O último estágio nos é apresentado como um arco de círculo cujo simbolismos nos indica a perfeição.
Esse jogo ainda é uma representação da árvore das esferas vida ou sephirot,de onde podemos ver, nitidamente,uma alusão a elevação dos diversos níveis que se ultrapassa durante o jogo ,durante a vida ,nos degraus de ascensão . O Jogo é estruturado em torno de um tempo e um espaço definidos que lhe são peculiare.Esse JOGO é possuidor de uma energia sagrada que permite aos seu participantes dar sentido ao mundo visitado. As pedras apontam para o progresso no itinerário iniciático onde cada etapa vencida nos aproxima da pedra filosofal, nessa alquimia da vida,cujo papel apóia a transmutação ou evolução do ser ,do homem nessa ascensão. O desenho pode sugerir um projeto de uma igreja, símbolo do desenvolvimento espiritual ou poderia simbolizar o oculto segredo da árvore da vida e os seus degraus.Algumas dessas formas são apresentadas com 7 passos ou degraus que simbolizaria o símbolo da figura divina ,que representada pelo número 7.Em outros é apresentado com 10 graus , que redunda igualmente no número um ,que é o criador.
A própria ação ou locomoção dentro do jogo,quando pulamos as casas ou os degraus de ascensão,partindo da Terra para o Céu, num processo de evolução pessoal, onde a pedra arremessada tem uma representação de si mesmo, para realizar essa ascensão vencendo os sete degraus,quando o jogo tem essa configuração ,onde o 7 é a representação do Criador. Às vezes, apresenta 10 degraus sendo o "nono" degrau a representação simbólica do inferno que deve ser evitado ,ou em caso de erro, retornar e reiniciar, o que simbolizaria :morrer e renascer.O jogador pula em uma única perna ,como se claudicasse;onde o claudicante ou o coxo, é um símbolo da marcha do profano nas ordens iniciáticas, Na verdade a iniciação então destina-se a fazer com que o iniciado "marche" direito. Na carta "Le MAT" do tarot de Marseille ,ele exibe sua ferida descoberta na coxa direita que o faz saltar,curvando o joelho,mais uma sinal iniciático.
A pedra que permite o progresso no itinerário da iniciação,nos aproxima da pedra filosofal dos alquimistas, cujo papel é o mesmo: apoiar a transmutação. É um passatempo infantil que se revela em um jogo iniciático que esconde uma trama invisível,revelando que o jogo faz bem a qualquer idade e estimula a socialização das crianças.Os estudiosos da Psique humana vão além dessa análise meramente de divertimento infantil e apontam que por trás dessas imagens lúdicas,encontram escondidas o próprio mundo interior e o seu confronto diário.
Os esotérico e militares apontam ainda para antigos ritos de passagem e sistema de adestramento.Onde o arquétipo do jogo simboliza a própria árvore das esferas da vida.Tudo o que gira em torno do jogo existe na humanidade desde do início dos tempos.Pois,o jogo além de si mesmo, revela a vigem simbólica entre a terra e o céu,como num rito de iniciação e tudo além do simbolismo implícito e do jogo explicito são faces da dualidade da vida ,por meio do qual quer preparar os seus participantes,o homem desde o seu alvorecer até o seu ocaso, para enfrentar o maior de todos os mistérios:a própria vida, no seu nascimento e morte. Iniciar equivale dizer ingressar em um novo estado de compreensão através desse rito preparatório.Essa experiência,nos ritos iniciáticos,representa-se pela alegoria da morte e do renascimento.Pois nos seus oposto,as extremidades se tocam e revelam que do início para o final da morte, existe uma nova vida:o renascimento. Significando dizer que o “Aprendiz” da vida aperfeiçoa a si mesmo,quando ultrapassa os diversos degraus ou percalços para atingir a perfeição,o número 10,reduzido a UNO ,o Incriado,onde esconde-se o código ou chave para elevar-se .
O conhecimento adquirido no jogo,pode não trazer necessariamente ao Iniciado a capacide de vidência para saber se esquivar ou vencer obstáculos na vida real,mas com certeza inquivoca o ajuda a desenvolver a capacidade cognitiva para tanto,para estar PRONTO quando se defrontar com o inevitável,com o imprevisível, ajudando aos ESCOLHIDOS ou participantes do jogo a encontrar a sua própria força interior ,como na alquimia do VITRIOL,para atravessar e vencer as situações embaraçosas durante a escalada nos degraus da existência. O simbolismo das casas ,no jogo,como se fossem degraus de ascensão representa cada etapa vencida e celebra, como no ritual de iniciação,um novo período existencial.Onde o significado dos obstáculos vencidos significa muito mais do que a ‘passagem’ das etapas de transformação dessa metamorfose espiritual,pois a tarefa do jogo ou dos ritos da passagem é exatamente preparar o participante ou ser humano para enfrentar o desconhecido fornecendo têmpera ,quando malogra,para os novos desafios ou conferindo-lhe humildade diante dos degraus ascendidos. É como diz Marcel Proust “Le bonheur est salutaire pour les corps, mais c'est le chagrin qui développe les forces de l'esprit.”(A felicidade é desejável,mas são as frustrações que nos fortalecem o espírito) O jogo serve para simular a luta para o verdadeira embate da vida,simulando as ações futura ,ele antecipa os passos que teremos que fazer para ultrapassar os obstáculos que certamente virão,além do que,ele nos possibilita ver,sentir as nossas debilidades e fraquezas:nossos limites.Nos possibilitando, dessa maneira ,estudá-los para vencer e atingir nossos objetivos.E a repetição nos permite ver e corrigir muito mais que os erros cometidos,nos permite descobrir onde erramos e procurarmos acertar,pois ao analisarmos os nossos erros o fazemos como novos olhos que nos possibiliará corrigir o malogro.Diz Michel Proust: "Le véritable voyage de découverte ne consiste pas à chercher de nouveaux paysages, mais à avoir de nouveaux yeux" .A viagem de descoberta não consiste e encontrar novos caminhos,mas a ver o caminho,com novos olhos’’. O jogo como nas antigas iniciações observa que :“Cada celebração ritual inaugura um novo período na existência. Não basta porém que o ser humano esteja consciente de sua própria metamorfose.É preciso,pois,prepará-lo para enfrentar o desconhecido e dar-lhe têmpera para que possa resistir diante dos obstáculos” Assim como os iniciados ,cabe ao jogo antecipar-lhe as provas que marcam o mistério da existência.”
É preciso que arremessemos as nossas PEDRAS como mais arrojo e determinação para cheguem o mais distante possível:espiritualmente para vencer as nossas paixões ou equívocos e fisicamente para alcançarmos o sucesso.É preciso imaginar,e o jogo confere isso, a maior distância que queremos chegar,é preciso se comportar como se a meta a ser atingida fosse infinitamente distante.Ao fazermos essa projeção, mentalmente, iremos atirar a nossa pedra para acertar o alvo ou a casa escolhida, proposta pelo jogo, numa simulação lúdica que passado para o tabuleiro da vida representa cada passo ascendido ou conquistado. JATeixeira

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