terça-feira, 22 de abril de 2014

“ Dia da Terra” -Earth Day



A decisão de celebrar 22 de abril de cada ano na comemoração do“ Dia da Terra” (Earth Day).Tudo começou   44 anos atrás ,num tempo em cuja atenções para ecologia eram muito diferente de hoje.  1970 chegava após em série de protestos e contestações contra as esplosões de armas nucleares que fazia com fosse precipitado sobre o plaeneta uma chuva de material radioativo ,contra a difusão dos pesticidas Organos clorados e fosforados  de efeito residual, como diclorodifeniltricloroetano- DDT, e cujo efeitos nocivos tinha sido revelados pela cientista americana Rachel Carson; Momento em cuja a população mundial aumentava e reivindicava   melhores condições de vida  . 1970 chegava em meio a desastrosa guerra do Vietnam,na qual os Estados Unidos empregou a famoso agente laranja,desfolhante altamente destrutivo e com alto poder de toxidez e periculosidade .As grandes cidades encontravam-se aflitas com o trânsito congestionado e o ar poluído  ; O petróleo que vazavam dos navios ou os acidentes com o transporte e industriais provocavam danos irreversíveis  ao ser humano. A palavra  "ECOLOGIA" veio propor uma mudança de comportamento para sobrevivência do planeta; Com estas reivindicações os capus da universidades reuniam milhares de estudantes e professores  , como Barry Commoner e Paul Ehrlich, escritores que pregavam  uma nova ética  de vida  e comportamento para com ambiente em que vivemos . Dali nasceu a idéia de fixar 22 de abril de 1970  com a data de  uma grande manifestação internacional sobre o nome de “DIA DA TERRA”. Aquela primavera foi um grande momento de esperança; parecia que levantando a voz, fosse possível  obter cidades mais saudáveis, campos mais férteis com alimentos menos contaminádos, produzir  mercadorias sem envenenar o ar,a água , distanciarse do espectro sombrio da armas nucleares e do capitalismo selvagem e inescrupuloso.


 35  atrás, do início dessas manifestações que originaram "Earth Day" ou Dia da Terra,o que temos de positivo? Acreditamos que o movimento cumpriu em parte o propósito de alertar e conscientizar a população mundial, sobre tais fantasmas cinzentos e sombrios que a rondavam.Embora tal proptesto possa parecer reduzido a apelos comerciais , vendas de camisetas e pôsteres
Os problemas continuam ,o número de automóveis e consumo de energia  parece que dobram a cada ano,e a alimentação se submete a técnicas pouco escrupulosa na produção de alimento.
O crescimento econômico assegura a ocupação e o bem-estar da população que sempre cresce. numa proporção de 60 milhões ao ano.O crescimento econômico retirou da miséria absoluta e pobreza milhares de famílias em muitos países enquanto a legislação se propõe a humanizar o trânsito caótico das grandes metrópoles.Muito disso pode ser creditado aquele Grito Ecológico inicial de esperança dos anos 70, que precipitou essa gradativa tomada de consciência.
Novos instrumentos permitem medir a  poluição do ar,no veneno das chaminés das fábricas e escapamentos dos automóveis,de fazer um monitoramento da temperatura da água dos mares,mas sob muitos aspectos a fragilidade ambiental não diminuiu e, as vezes, em algumas circunstâncias parece ter aumentado
 As vezes um aguaceiro faz tremer e desabar os morros,sem falar na sede que atinge 2 milhões da pessoas pelo mundo,das epidemias que se espelham entre homens e animais .Por ocasião do Earth Day o Worldwatch Institute publica  dados que descreve a situação da Terra e a segurança do planeta.Além  dos perigos que trazem o terrorismo internacional,a verdadeira insegurança decorre dos fatores ambientais:falta de alimentos,desnutrição,sede,poluição do ar e adequadas condições de higiene,a que se deve a origem de muitas epidemias. 

De fato, no Dia da Terra temos muito pouco a comemorar nesses seus 44 anos de existência. O homem em sua eterna ganância pelo poder ,como camaleão muda de cor e se adapta,usa outras técnicas para explorar parece não perceber que ele também é afetado e é parte do problema resultante.Enfim,se alguma coisa pode dizer de positivo nessa luta é a conscientização,embora talvez seja um pequeno número,mas nem todos estamos alienados e co-participante do terrorismo de direita ou esquerda ,dessa religião-verde ,as vezes ensandecida dos apóstolos do ambientalismo,religião  perturbada e perturbadora como muitas ,com uma única diferença não têm o poder.
Feliz dia da Terra,Feliz tomada de verdadeira consciência !

Nenhum comentário: