quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ne Me Quitte Pas



Ne me quitte pas
é uma canção francesa, composta, escrita e cantada por Jacques Brel, publicada em 1959 pela Warner-Chappell. Foi escrita em decorrer da separação de Brel e de *Suzanne Gabriello *- Segundo Brel, a música não é sobre o amor, mas sobre a covardia dos homens.Ou quem sabe ele se referia a si próprio e a esse relacionamento malogrado.

Ne me quitte pas foi interpretada na versão orginal em francês por Simone Langlois,(Je me souviens de Mme.Langlois, professora de Pathoslogos: Clinea Langlois e Lourdes Rota Delvideos,bons tempos dos bancos escolares) seguida de Nina Simone, Sylvie Vartan, Serge Lama, Nana Mouskouri, Yuri Buenaventura , Maysa Matarazzo e Estrella Morente. Dentre os artistas brasileiros que gravaram a música, além de Maysa Matarazzo, podem-se destacar: Ângela Ro Ro, Roberta Miranda e Alcione.


Há outras versões de Ne Me Quitte Pas nos mais diversos idiomas, algumas memoráveis são os títulos: "If you go away", , "Non andare via", dentre outras.

Gosto me ater ao fato de como as traduções podem distorcer o original. Em italiano existe uma expressão que diz:”Traduttore,traditore” Na canção “Ne me quitte pas” traduzida para o inglês onde não sinto a mesma expressividade e apelo manifestado em português, mormente, a essa tradução. Pois “ Ne me quitte pas” significa: textualmente:”Não me deixes” representa um apelo muito mais veemente,do que “If You Go Away” que em tradução ipis litteris, significa : “Se tu fores embora” revela o impõe a partícula “se” uma condição,que se ela for embora...etc.Em português ,como em francês ele roga,ele pede,ele implora:”Não me Deixes !”.

A tradução para o italiano também, embora tenha um apelo mais forte do que em inglês não marca tão profundamente como francês ou português. Em italiano,foi traduzido como:” Non andare via” que traduzindo,seria:”Não vá embora !” Não deixa de ser um apelo mas não tem a mesma conotação de força que em francês e português

Jacques Romain Georges Brel ,belga de Schaarbeek, 8 de Abril de 1929 ,interessado pela música vai para Paris em 1953,onde gravou alguns discos mas continua anônimo até 1957

Compõe inicialmente suas canções dando ênfase a amizade e fraternidade e lentamente passa de um amor platônico ou idealizado ao anti clericalismo,anti conformismo e misógina ou misantropismo :coisas que se vê diuturnamente nos meios artísticos onde apregoam-se como tudo é permitido em nome da arte,distanciando-se das primeiras inspirações poéticas

A proporção que o anti conformismo se aprofunda vê-se essa manifestação em suas grandes composições,como:

Na Minha Última Refeição,As Hóstias, Os Burgueses,O Moribundo , La Valse à mille temps, Amesterdam.

Suas composições brilham, sobretudo, pelo texto onde o jogo de palavras exerce um papel essencial :vê-se oposições binárias alternadas e predileção pelo neologismo.


Em 1977,ele grava um álbum onde reúne todos os temas da sua obra:Amizade,Morte,Melancolia e Generosidade .

Nenhum comentário: