terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Escolhidos.


O grande mérito da democracia reside na substituição. Podemos trocar um gestor público a cada quatro anos, nem que a troca possa ser para pior; pois esse é um direito inalienável que temos de substituição ,que nos conforta e nos dá alento para suportar, por algum tempo, os desmando que se perpetram em nome desse mesmo povo que o expurgará.Esse é um poder que precisamos ver,aprender e praticar melhor.

Lembro-me de Homero,na Odisséia, discorrendo sobre Caribde e Cila,onde Caribde é um corrente existente no estreito de Messina que inexorável e impiedosa arrastou para o fundo das suas águas os navegantes inexperientes e Cila próximo dali é um perigoso recife que precipitou muitos barcos conduzidos por intrépidos e incautos comandantes.Então diz-se assim” Incidis in Scyllam,cupiens vitare Caribde” Então ,tentando evitar um naufragamos em outro.

O Delfin Netto apregoava aos quatro ventos:”quando eu me for,todos sentirão saudades do Delfin!” Quer dizer: poderia ascender alguém pior.

Alguns lembram do Burgmeister xantophilo com saudades e sentem um vazio de sua presença, não que o “Zapatero” não possa desempenhar bem a função de aspergir água lustral sobre os seus seguidores para que não permaneça a impureza do amarelo,resíduo que resiste em alguns guetos e reentrâncias , às sombras do poder. Zapatero quer que todos os manchados por pigmentos do passado xantophilo, sejam purificados e afirma:” Esta será para eles(MEUS SEGUIDORES) uma lei perpétua. Aquele que tiver feito a aspersão com a água lustral deverá lavar suas vestes.(para retirar toda a cor que ainda resiste) Mas para ser um “Meister”deve entender,como dizia Salomão:” tem tempo para aprender e tempo para ensinar.A maturação do fruto tem que ocorrer no exato momento planejado para tanto .Acelerar o processo de maturação seja dos frutos ou dos homens pode trazer conseqüências desastrosas .Pior que a queda só o coice, que vem após.Os mesmo que o escolheram já apresentam razões de sobra para se penitenciarem,durante os quatro anos que virão.E aqui o tempo também é relativo e comparável. Quem está de fora não imagina o que é sentar-se em cima de uma chapa quente de fogão a lenha, onde frações de segundo são eternizados em cicatrizes glúteas irreparáveis.

“ O beijo,amigo, é véspera do escarro , a mão que afaga é a mesma que apedreja !”

JATeixeira

Nenhum comentário: