segunda-feira, 8 de junho de 2009

Leite in Natura



Leite cru e seus benefícios
O leite cru e não pasteurizado é mais rico em sabor e cremosidade. A diferença existente entre o leite pasteurizado e o leite cru,é que este último, conserva intacta todas as propriedades químicas e bacteriológicas que ajudam a digestão e no sistema imunitário;contém ácidos graxos ômega3,vitaminas do complexo B e C , ácido fólico e outros nutrientes que são quase totalmente destruídos no processo de pasteurização. O leite cru contém, ainda, aminoácidos essenciais, minerais essenciais: cálcio e magnésio,úteis para saúde dos ossos e dentes;contém também compostos que ajudam a combater a artrite,colesterol e endurecimento das artérias. É enfim um alimento completo 

Um dos benefícios mais visíveis do leite cru está descrito num estudo (Clinical and Experimental Allergy, May 2007) ,envolvendo quase 15 mil crianças em cinco países da Europa(Áustria, Alemanha, Países Baixos, Suécia e Suíça)
As crianças foram selecionadas das fazendas, das comunidades rurais e suburbanas e das escola Rudolph Steiner, famílias com estilo de vida com dieta biodinâmica ,onde se restringe o uso dos antibióticos, vacinação,.
Os pais responderam a questionários detalhados sobre o consumo do leite, manteiga, o yogurt, ovos e a fruta e os vegetais das suas crianças, e se eram produzidas na fazenda ou compradas nos supermercados. Responderam também a perguntas sobre a altura , peso e portadores de alguma alergia ou se tinham histórico de asma ,na criança ou na família .
Os testes de sangue relacionados Alergia- foram realizados em 4.000 crianças nos cinco países.

Os investigadores descobriram que as crianças que beberam o leite in natura e não pasteurizada estavam menos propensos a sofrer do febre do feno(alergia) e asma.

Uns níveis mais baixos de asma diagnosticado, foram observados também para todos os produtos de lácteos produzidos nas fazendas . Comer ovos, da fazenda ,também forneceu proteção contra a febre do feno. A pesquisa determinou que essa resistência à febre do feno e asma esteve aumentada, somente, quando as crianças beberam o leite da fazenda não pasteurizado 

“Todas as crianças que consumiram o leite e outros produtos lácteos, da fazenda, não pasteurizado mostraram o mesmo nível da proteção contra a asma e as alergias, não obstante se viviam ou não na fazenda” diz o autor Marco Waser , doutor em ciências naturais do instituto da medicina social e preventiva na universidade de Basileia, Switzerland.

“Este dados são importantes para avaliar-se como a vida e alimentação da fazenda influencia fornecendo fatores protetores e conferindo maior resistência aos que participaram do estudo” Estudos mais adiantados mostraram que essas crianças são mais menos prováveis ser afetadas pelo pólen, desencadeando os processos alérgicos.
Em um outro estudo no Reino Unido 4.700 crianças que vivem nas fazendas e bebiam o leite cru,tinham 60 por cento menos imunoglobulina (fator que determina a reação aos alergenos com a liberação de histamina que desencadeia o processo alérgico )do que os que consumia o leite pasteurizado.

Nenhum comentário: