quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A Canção da esperança



Tolba Phanem,é uma poetisa africana que nos conta uma história :
Em uma certa tribo da África,quando uma mulher sabe que está grávida,ela vai para a selva 
com outras mulheres e juntas elas rezam e meditam até “aparecer” a “canção da criança”. 

Quando essa criança nasce, a comunidade se junta e entoam a sua canção,composta unicamente para ela. Ela adormece,ela acorda , ela cresce embalada com “a sua canção”

Quando inicia-se a educação dessa criança, o povo se junta e lhe cantam a “sua canção”.Fazem-na saber que ela não pode jamais esquecer,que aquela é a sua canção
Quando ela se torna adulta,eles se juntam novamente e em coro, canta novamente essa “sua canção”.

Quando chega o momento do seu casamento todos entoam a sua canção
Finalmente, quando sua alma está para ir-se deste mundo,a família e amigos aproximam-se e,igualmente como no seu nascimento, cantam a sua canção para acompanhá-lo na sua última "viagem".

Há também um outra ocasião em que eles cantam a canção. Se em algum momento da vida essa pessoa comete um crime ou um ato social aberrante;Eles o levam até o centro do povoado e ali toda as pessoas da tribo forma um grande círculo ao seu redor. Então lhe cantam a “sua canção".

Eles entedem que a correção para as condutas anti-sociais,pa os desvios de comportamento não é o castigo; é o amor e a lembrança de sua verdadeira identidade. Quando ele escutar e reconhecer a sua própria canção, já não terá desejos nem necessidade de prejudicar ninguém."

Seus amigos conhecem a "canção" e a cantam quando a ele a esquece.

Aqueles que o amam não podem ser enganados pelos erros cometidos por ele ou através das escuras imagens que ele deixa de si. Eles lembram unicamente da sua essência, da sua bondade,da sua canção e então eles a entoam,na esperança que quando ele a ouvir ele a recorde e se dissipe o mal que o consome e volte a ser feliz.Com a “sua canção”,eles esperam devolver ou restabelecer o equilíbrio e harmonia,quebrados .Eles esperam devolver a beleza para aqueles que se sentem feios, a luz para aqueles que estão na escuridão; a alegria para os que e sentem triste , a paz para os que estão em desespero, a liberdade para os que sofrem e tem coração aprisionado e caminho para os que estão desgarrados,perdidos e confusos 



Nenhum comentário: