segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nêspera



Família  Magnoliopsida:Rosidae:Rosales:Rosaceae

Latin  eriobytrya japonica

Sinônimo Científico : Photinia japonica

Sinonimos    Mespilus japonica Thunb., Photinia japonica, Eryobotria japonica

Alemão Mispel      

Francês        Neflier du Japon 

Italiano       Nespola del Giappone

Espanhol      Nispero del Japon

        

Etimologia: O  nome cientifico Eriobotrya deriva do vocábulo "erion = piloso" e "botrys = cacho" con  significado de "frutos em cacho", a indicar o aspecto particular do fruto quando ainda estão distante da maturação apresentam  um superfície  com uma tênue camada de pelos .

 DESCRIÇÃO: 

A nêspera é um arbusto perene que alcançam 5-10 m em altura, com coroa arredondada .Suas frutas são amarelas, globosas ou ovóides de mais menos 5 centímetros ,e a sua produção ocorre nos meses de inverno

USOS

Suas frutas são agri-doce, suculentas , ricas em vitamina C, potássio, e carboidrato, elas podem ser consumidas “in natura” ou podem ser usado para  fazer geléias.Das suas sementes(Amêndoas) é possível obter-se um excelente licor,tipo amareto.Suas amêndoas podem ser usados em doces e bolos,para realçar o sabor e odor de amêndoas.Dias atrás experimentei uma sobremesa de carambola(doce em calda)onde foi acrescentado algumas amendoas de nesperas, durante o cozimento,ficou com sabor e odor do amareto,ótimo . O suco pode ser usado como suco ou se fermentado, para preparar uma bebida alcoólica. Suas folhas são ótima fonte de alimento para os caprinos. A madeira pode ser usada para fazer instrumentos musicais( corda). Frutas e folhas têm propriedades medicinais e as flores tem propriedades repelentes contra insetos e também podem ser usadas em produção de perfume. A nêspera  pode resistir a  temperaturas de até   -12°C.

O rendimento de fruta  por árvore é 16-20 kg por ano, em Aalguns casos ,em condições excepcionais, podem chegar aos 100 kg por árvore. A sua polinização é feita por abelhas e insetos. 

Uso Medicinal:

A nêspera possui propriedades diuréticas,adstrigente e é um bom regulador intestrinal
Infecções  da Garganta – Gargareja-se o chá da casca da nêspera. Na proporção  40 gramas da casca fresca (20 g.seca) para um 1000 ml de água.
Diarréia – Nêspera cozida(sopa). Tomar 50 ml de  caldo de hora em hora.
  

Nenhum comentário: