segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Histórias do Trânsito visão mono-ocular


Histórias do Trânsito

 

Um dia desses, estávamos no trânsito, e ia na nossa frente um automóvel:novo,bonito e caro.Placas de São Paulo.Carro de gente que tem dinheiro,muito dinheiro. Infelizmente só isso. Vi quando uma adolescente, do banco de trás, jogou para fora do carro uma lata de refrigerante,ainda com algum liquido pois o vento não a carregou e ficou ali à margem da rodovia, derramando o restante do seu conteúdo. Fato lamentável, não a lata jogada fora ou o desperdício do seu conteúdo,ou a poluição... Acreditamos que a riqueza deveria necessariamente acompanhar a educação, não somente no luxo e ostentação,mas no refinamento e conduta. Lamentável o ato do arremesso, pois muitas vezes daí pode ocorrer um acidente de proporções imprevisíveis.O distraído pode se assustar com objeto arremessado e ao desviar pode sofrer e causar uma tragédia,etc.

 

Visão Monocular

A cada vez que vejo fato como este, lembro de um outro mais grave ocorrido na minha família:

O meu cunhado saía de Camaquã, onde temos uma propriedade rural e ia pra Bagé.Ao entrar na BR 116,na saida da cidade, ele ia atrás de um ônibus com destino a Pelotas,Rio Grande ou...? ,quando de repente algum passageiro ,como essa adolescente de São Paulo,abre a janela atira para fora do ônibus uma garrafa dessas

Long neck,: pequenas garrafas  que se alongam e diminuem o conteúdo. Pois bem,essa garrafinha desprentensiosamente veio girando,girando e bateu no pára-brisa do seu carro. Era vidro temperado,se fosse laminado,talvez não tivesse sido tão grave as consequências desse ato. Mas,o vidro quebrou e um estilhaço acertou-lhe o olho,tornando-o cego.E o pior ele não sabe que ônibus foi,placa,etc,etc.Teve que parar,procurar socorro e hoje está com a visão mono-ocular por um ato tão pequeno e sem importância e  quem sabe até involuntário ou inconsequente:jogar um vasilhame pela janela,de um veículo em movimento.

E o mais grave é que nesse acidente,o causador jamais soube ou saberá  que causou tamanho dano à alguém, por um ato tão comum e banal, como atirar  lixo para fora de um veículo em movimento e pode ou poderá continuar causando, com tais atos  irresponsáveis, outras tragédias.

 

Nenhum comentário: