terça-feira, 23 de março de 2010


Panga (Pangasius hypophthalmus)

Esses dias experimentamos essa nova iguaria,segundo o meu amigo Lico, importado da África mas originário do rio Mekong,Viet-Nam . O Panga é um peixe fruto de criação intensiva da piscicultura do sudeste da Ásia, e por ter um preço muito competitivo está se tornando conhecido muito rapidamente. Já é possível encontrá-lo nos supermercados e Peixarias tradicionais

A piscicultura do sudeste da Ásia e de outras regiões do planeta padecem dos mesmo problemas, das mais variadas técnica experimentais, de alimentação e reprodução que recai nesses milagres de multiplicação,literalmente aqui,de peixe a preços baixos e qualidade ,baixa também,nada saudável . Lembro-me no final dos anos 70 e anos 80 a pesquisa e produção de peixes, aqui em Santa Catarina ,onde associavam a criação suína com a produção de peixes , onde esses últimos,se alimentavam dos dejetos dos primeiros.Não sabemos exatamente o que houve, mas tal prática,ao meu ver estúpida,foi suspensa.

Mas se pensarmos bem, sabemos que na produção de aves , um frango está pronto pra abate em 45 dias ou menos com uma alimentação plena de hormônio,antibióticos e outros medicamentos que os mantém vivos até irem pro abate.Ração a base de soja e milho(produzida a base de herbecidas(venenos potentes).Com rebanho bovino também não é diferente .A pastagem é formada da mesma forma. A ação medicamentosa dos antibóticos e hormônios, também já fazem parte da planilha dos tambos leiteiros ou gado de corte.E a ração complementar a base de soja,farelo de trigo,e outros nos levam a uma roda sem fim.Felizmente,grande parte de conduta ainda se aplica aos grande grupos produtores,os pequenos ainda produzem de acordo com as velhas leis naturais.Portanto o problema não se restringe a peixes,criados em cativeiro com restos industrializados, tal prática está globalizado na produção de todas espécies da cadeia alimentar humana.Não temos pra onde correr

Muitas das carnes que estão hoje no mercado estão cheias de antibióticos, hormônios, etc.
Portanto o problema não é comer peixe de criadouros artificiais,e sim da ação vigilante e constante das agências de saúde com a qualidade dessa produção.E naturalmente ,quanto a esses,os importados tem que ter uma ação mais cautelosa.Onde,de acordo com meu amigo Jefe,sempre recai na produção pequena e doméstica,então vamos de Tilápia.

Vejam estas informações sobre o Panga, que não vem na etiqueta presa ao produto:

- O rio Mekong é um dos rios mais poluídos do planeta ,no seu delta ,de onde estão vindo a maioria desses importados tem em suas água elevados níveis de efluentes industriais tóxicos e metais contaminantes,como DDT,PCB(bifenilos poli clorados)CHLs(hexaclorocicloexano isómeros e hexaclorobenzeno(HCB). contaminado com bactérias patogénicas (Listeria monocytogenes e Vibrio cholarae, causador da cólera), metais pesados e resíduos de medicamentos anti-infecciosos e hormônios. Portanto a piscicultura ali desenvolvida ,além de terem suas águas alto teor de contaminação usam de todos artifícios de uma alimentação a base de farinha de animais mortos(como a vaca Louca) e hormônios que aceleram o crescimento e produtividade.Essa dieta permite que ele cresça 4 vezes mais rápido do que na natureza. Os estudiosos ,sem escrúpulos,desse aumento de produtividade e crescimento descobriram que injetando, nas fêmeas da espécie, hormônio feminino obtido de derivados da urina de mulheres grávidas, teriam um aumento significativo na ovulação dessas,500 mil ovos por período.

E ainda há quem diga que comer peixe é saudável.

Daqui: (http://isafromaveiro.blogspot.com/2009/02/o-peixe-gato-ou-panga-nova-aberracao-da.html)


Panga :Analise Laboratorial


Testamos cinco marcas que vendem filetes de Panga ultracongelado. Realizamos análises microbiológicas e quantificamos metais pesados e resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Encontramos microrganismos a 30ºC e Listeria monocytogenes, bactéria potencialmente patogénica, na Froxá, Pescanova e Sarovar Pesca, em valores que não ameaçam a saúde pública.

Não encontramos metais pesados nem resíduos de medicamentos anti-infecciosos. Verificamos não haver problemas associados ao seu consumo. Porém, estamos atentos.

Envolto em polêmica. Não descobrimos problemas graves e continuamos atentos


. Aqui nesse site tem uma análise: http://www.deco.proteste.pt/seguranca-alimentar/peixe-panga-sem-quimicos-s577061.htm

Nenhum comentário: