quinta-feira, 12 de julho de 2012

“Hermannkuchen“

História do “Hermannkuchen" ou “Bolo do Hermann ”, tem sido transmitido de pessoa à pessoa, por mais de cem anos. A mistura original do Hermann ou Bolo da Amizade começou como uma mistura de farinha, açúcar e água. A mistura foi um marco nos primórdios da fabricação do pão. Pois ainda não existia o fermento biológico disponível para aquisição ,como encontramos hoje.
sauerteig:
O início ou agente de fermentação(sauerteig) era utilizado para fazer pães,panquecas,tortas e bolo com levedura biológica,como agente de fermentação e multiplicação. As receitas atuais são meramente uma tradição que se mantém entre amigos . Nos anos ’80 conhecemos essa forma de tradição aqui na nossa “Donnerstadt”,talvez vindo da Alemanha ou...?Achamos a história,como as que dão origem as lendas, um ritual fascinante de passar adiante uma idéia e uma maneira simpática de manter e conservar as amizades. Tudo começava quando alguém era convidado para um Tee oder Kaffee, onde o anfitrião apresentava o “Hermann” aos convidados enumerando seus segredos e virtudes, como num ritual de iniciação, podia-se saboreá-lo sem parcimônia e ainda receber, na saída, uma porção para continuar a difusão da idéia e aumentar o ciclo de amigos.Não sabemos quando ou porque interromperam essa corrente.Hoje, quase ninguém lembra mais dele ou o conhece. Desafiamos uma amiga, a Frau Brandt,a começar (“o starten”) e ela conseguiu descobrir o segredo do iniciar,passamos assim a manter o hábito de a cada Natal - Weihnachtsfest ou Osterfest – distribuir pequenos Hermann aos nossos amigos,já prontos.
Bem,continuando a história ,quando presenteamos um amigo com o Hermannkuchen , anexamos as instruções de como proceder na “alimentação do klein Hermann”para que ele cresça e se torne em um "groß Hermann" com bastante nozes,passas,seja consistente e saboroso para ser apreciado num bom café, em conversas amenas ou filosofia de entardecer... A mistura fica reservada por 72 horas, até que se torne um fermento estável. E de acordo com o ritual, o fermento é alimentado e agitado diariamente. Durante dez dias com uma colher de madeira.Se isso não ocorrer, essa partida inicial fracassa Considerando que tudo dê certo, o Hermann resultante deve ser dividido em três porções.O velho e enigmático número três,até na culinária se faz necessário.A primeira porção será assada. A segunda porção será mantida para um novo Hermann ,e a terceira porção será dado a um amigo daí derivando o nome de “Bolo da Amizade”, com as instruções para que se proceda da mesma forma . Antropologia-Amor-Amizade Estudos antropológicos afirmam que as pessoas gostam de compartilhar com os seus amigos ou com aqueles que lhes são caros, suas experiência e descobertas ;onde investiram seu tempo,onde possa permear e crescer a aproximação ,é como doar algo de si mesmo. Embora o “ Hermannkuchen” possa parecer uma frugalidade ,ele vai além dessa análise tão simplista;pois o que aproxima e o torna interessante ,não é o “Bolo Hermann” propriamente dito,qualquer um poderia comprar na confeitaria mais próxima, uma torta bonita e saborosa.O que o torna interessante é o ritual do seu crescimento que se processa dia após dia,como as amizades que se solidificam a partir do calor,do contato,dos pequenos gestos que nos tocam e aumenta como esse fermento(sauerteig)
O Hermann tem um sabor marcante , diferenciado e único pois, por depender de fermentação biológica ele reage diferente a cada um,a cada estação do ano ou dias secos ou úmidos,ensolarados ou chuvosos, etc,etc:na forma de agitar ,no amor que é depositado,no carinho com é tratado.Assim como a própria amizade que é sólida,duradoura,verdadeira que reage e cresce numa reciprocidade e harmonia. Os ácidos presentes, derivados da fermentação e encontrados no Hermann lhe conferem individualidade. Nenhum Hermann é igual ao outro.Como nenhum amigo é igual ao outro.Amigos são amigos tem suas características pessoais intransferíveis ,que os tornam no que são.Os Hermann de Confeitaria não têm alma,como os Hermann feitos em casa;Nas panificadoras, eles são produzidos as centenas,em máquinas . Também não são unicamente os ácidos presentes na fermentação que conferem individualidade ao Hermann.É todo o cerimonial em que se processa o seu crescimento,é a conversa que ,às vezes,muitas pessoas têm enquanto estão trabalhando,como quem trata uma criança com carinho e amor.São os ácidos ali presentes que o ajudam a preservar a “partida” inicial, e impedem o desenvolvimento de certas bactérias exóticas que podem inibir seu crescimento e o degradar. Da mesma forma, existem fermentos que estimulam e favorecem a solidificação da amizade e estes não podem ser maculados por sombras nocivas,ciúmes doentios ou inveja nefasta que arruína as amizades e afastam os amigos.
Alterações Modernas: Evite receitas que adicionam creme de leite ou ovos. Estas misturas trazem cheiro pútrido e a aparência viscosa. Indicando que alguma coisa além do fermento está se desenvolvendo. Produtos de origem animal não são parte da receita original (starten). Podendo ser adicionados somente na parte final, quando o bolo será assado. Além disso, o creme de leite ou ovos irá propiciar o crescimento de algumas bactérias modernas:.Salmonella, Clostridium staphylococcus areus que crescem nos produtos lácteos deixados em temperatura ambiente. A versão atual do Hermann aconselha a mantê-lo refrigerado, após 72 horas oferecendo assim o uma característica de segurança adicional.
Guarde o restante 1 xícara desse sauerteig( fermento) em um recipiente na geladeira, para iniciar novo processo. * A partir desse starten ou início,considere-se o 1º dia, e, passe a etapa 2. Pode-se,também e reservar congelar uma xícara para uso posterior. Para revigorá-la deve ser retirada do freezer com pelo menos três horas de antes de usar.

Nenhum comentário: