quinta-feira, 5 de julho de 2012

Opa Manske ,o Schneider

Conhecemos “ein schneider”chamado Manske,"Opa Manske".Gordo e bonachão.Sempre com seu “grünen Hut“ na cabeça e um sorriso curto nos lábios.Nos dávamos muito bem e a ele devemos muito, das dezenas de histórias que hoje povoam a nossa memória. Todos os finais de tarde ele “pegava”a sua Brasília marrom claro e ia até a Zitta do “mittag haus” e pedia “ein bier mit ein kleinst schnaps”, zusammen“ ;hábito antigo e arraigado no regionalismo pomerano:uma cerveja e uma pinga.Em seguida ele comprava “ein Schweinwurst” pro “guaipeca” que tinha e voltava.Todos os dias era a mesma “via sacra”.Ele dizia que o cãzinho parecia saber as horas .As quatro horas ele vinha até a sala da TV e latia como que anunciando a hora .Olhava pra ele e corria pra Brasilia.E enquanto ele não levantasse e atendesse a esse chamado, ele não parava.Ele nos contava muitas história do tempo em que foi vereador e dos bailes de “Rei do tiro” sem esquecer os detalhes de quando jogava bolão ou das traduções que fez ,como tradutor juramentado.Realmente ,pouco a pouco vai borbulhando e as antigas histórias vem a tona.Tinha orgulho do Zimtbaumes.(grande pé de canela da Índia,o seu jardim).
O Sr. Lenzi nos contava uma história engraçada a respeito do schneider "Opa Manske".Ele nos disse que em uma certa ocasião um desses “pomas” da Mulde,região de colônia do município, o procurou para fazer um terno pro seu casamento, que seria em uma semana. -Herr Manske ,disse ele: eu preciso fazer um terno completo pro meu casamento que vai ser a semana que vem.Quanto tempo o senhor demora pra fazer um terno? e quanto custa ? O Opa Masnke olhou pra ele,interrompendo o alinhavo que fazia tão lentamente quando possível,aqui até nos lembramos da Chanson des Escargots- qui vont à l'enterrement d'une feuille morte, e disse :-“Pra esse mês não vai ser possível,demora mais ou menos uns quinze dias pra fazer um terno completo.E eu estou cheio de encomendas.Deixe pra casar no próximo mês.Eu cobro 200 mil réis pra fazer um terno. O Poma visivelmente perturbado,pois o casamento não podia ser adiado,disse-lhe:-Herr Schneider,nós não podemos adiar o casamento.Se eu lhe pagar 1 conto de réis ,o Sr faz pro final da semana? Veja bem são cinco vezes mais do que o Sr. cobra.Ao que o Sr.Manske ,acelerando o alinhavo lhe respondeu:-Zo, Ich muss schneller arbeiten ,Ja?“ Nesse caso,vamos ter que trabalhar mais rápido,sim? O Opa Manske,negava a história,mas ria muito quando o Lenzi a contava.Ficando no ar o suspense e as deduções do episódio ocorrido,por conta dos ouvintes.
Glossário: Ja - sim Herr - Senhor Ein Schneider - um alfaiate grünen Hut - chapeu verde ein bier mit ein kleinst schnaps”, uma cerveja com pinguinha zusammen junto “mittag haus – nome de um restaurante da cidade Mittag –meio-dia Haus-casa Mittaghaus - indica casa do almoço. Usam dizer-se “Mittag ”: hora do “mittag”Hora do almoço,quando deveria ser”“mittagzeit” “mittagessen”-almoço

Nenhum comentário: