quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Os Gansos "di neue Heimat"

Ouvimos uma história ontem, que não poderíamos deixar de compartilhar com aqueles poucos que nos lêem ou até pra nós mesmos,numa forma de visualizar enquanto escrevemos, as cenas de tal episódio curioso e pitoresco que ,certamente,ocorrem algures e alhures nesse imenso universo povoado de mentes “férteis , brilhantes e disparatadas”.
Temos com vizinhos da Tracedonia,localizada a oeste “anderland”:chamada pela população antiga “die neue Heimat”,mas convertida em dialeto tupiniquim,para "o que não envelhece:” :Benedito Novo.Ali, die neue kolonist entre muitos costumes trazidos da “alt Heimat” trouxeram a produção de ganso.Ave barulhenta e agressiva, principalmente durante o “choco” e a fase de guarda e proteção aos filhotes.Há quem o julgue mais útil do que um cão, pois estão sempre atentos e sempre tem um de guarda,enquanto os outros dormem ou “pastam”.Na fase de crescimento os gansinhos comem tanto capim como uma vaca,observando-se as devidas proporções de cada animal.É uma carne muito saborosa e apreciada,notadamente pelo consumo de pastagem verde.As suas penas,(peito) são usadas para fazer travesseiros e diversos outros tipos de arranjos:como adorno para cabelo(Blume aus Gänse und Straussenfedern). Antigamente usavam as suas penas caudais para fazer Die Gänsekiel :“Pena-de-Escrever”.Existem também expressões curiosas como dizer:”Estúpido como um Ganso” “dumme gans”,pois é um animal que comete alguns atos de pura bravata ao enfrentar outros animais contra os quais não têm a menor chance.
Pois bem,lá na neue Heimat muitos colonos tem criação de ganso e eles,os gansos naturalmente, não sabem de quem é essa ou aquela propriedade e acabam invadindo roças de milhos verde,recém-brotado e devastam-na... Ein großvater (Opa) tinha “ein schuppen” repleto de milho e o seu vizinho tinha uma grande quantidade de gansos .Até que poderiam fazer uma parceria e os dois sairiam lucrando.Mas os ganso começaram a entrar no schuppen do Opa e a comer o milho e a oma sempre reclamando dos gansos do herr Siedler que comiam todo o milho.O opa tinha que dar um jeito, fazer alguma coisa.Então,o Opa disse:-“eu fái potar feneno" de rato, se eles comem e não sou o culpado.”O opa colocou o veneno de rato em todo o paiol,até porque também precisava manter as ratazanas longe do seu shuppen.
Dias depois a oma entrou correndo:-“Opa,opa matamos todos os ganso do herr Siedler,e agora que tu fái vazer,mann ?” Ora,frau eu vai xogar tudo na grota,abber primeiro fou tirar as penas pra fazer um neue Gans Federkissen (travesseiro) O opa retirou as penas, colocou os gansos em cima de “Schubkarre” e jogou numa baixada próxima. Voltou pra casa ,pois era hora do Frühstück.Comendo o seu pão com schmierwurst, ele olha pra fora e surpreso vê que os gansos estão voltando um a um ,indo pra casa,todos depenados. É,diz o Opa :-“eu acho que eles não tava bem mortos. Eu “acha” que eles andaram bebendo do meu schnapps e não tavam mortos,era só bêbados!” O Opa escondia da Oma um grande garrafão de pinga ,que não se sabe como os gansos viraram e beberam toda a pinga. JATeixeira

Nenhum comentário: