terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Mariza




A música não  sofre  a ação de distanciamento dado as fronteiras,cerceamento ou  nacionalismo,pois  pode nos tocar de forma misteriosa e indistinta provancando uma ignição invisível,desconhecida até de nós mesmos e por vezes fazendo acordar  velhos fantasmas trancafiados em gavetas e  baús antigos  :tudo é abolido ou possível  diante dessa energia que pulsa no universo e  que nos toca de forma indelével,  nos colocando para vibrar na freqüência estabelecida por esse diapasão universal, nos mesmos acordes e sintonia   de vibração.E  muitas vezes para ouvir,como dizia Jaime Caetano Braun, “até o silencia se cala... “
Escutem e apreciem essa cantora fadista de Maputo,Africa Oriental portuguesa :lusa de origem e alma.
Pois aqui em terras tupiniquins  a aridez de talentos semelhantes ou onde  valores novos estão se rarefazendo...  ou quem sabe, lhes dão poucas oportunidades e quando dão, esses devem  submeter-se a um script prévio: tendenciosos e baseados  no  consumismo , insuflado ou quem sabe desnorteado  por uma mídia medíocre ou de buscas  nefastas que destrói os valores puros  de um povo,deixando um vazio na geração que se forma.;em suma devem vender a "alma" ao "diabo" para evoluirem.
Nós de gerações anteriores  aprendemos a apreciar e extrair o melhor ou  que mais se aproxima da nossa formação, mesmo de cantores distantes, da  formação dessa,aprendemos e sentimos que a universalidade e os sentimentos que nos une nesses momentos, falam mais alto.É tocante e o que a ternura faz  para desabrochar as fibras  adormecidas dos amores contidos, nas lágrimas que não secaram, a espera de um momento certo para serem vertidas.
Obrigado, Mariza, por fazer aflorar nossa sensibilidade latente ao fado,musica dolente que voltou à Portugal da reminiscência das nossas origens.

Assistam aqui o concerto de Lisboa
Loucura
Medo
Maria Lisboa
Montras
Há uma música do povo
Barco negro
Menino do bairro negro
Meu fado meu
Duas lágrimas de Orvalho
Cavaleiro Monge
Recusa
Quando me sinto só
Há palavras que nos beijam
Feira de Castro
Desejos vãos
 Primavera
Chuva
 Ó gente da minha terra
Marisa dos Reis Nunes é o nome de nascimento da fadista portuguesa Mariza, , «cantadeira de fados». Wikipedia Nascimento: 16 de dezembro de 1973 (39 anos), Maputo
Início da carreira: África Oriental Portuguesa 
Álbuns: Concerto em Lisboa, Fado em Mim, Fado curvo, Terra, Fado Tradicional, Live In London, Transparente
Filme: Fados
O jornal britânico The Guardian considerou-a «uma diva da música do mundo».

Nenhum comentário: