terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Festa Pomerana Pommern Fest




A Festa Pomerana,todos os anos é um sucesso e atrai mais e mais turistas; nessa última Festa Pomerana , muitos paulistas  vieram conhecer Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil , mas  os turistas em geral, são pouco informados sobre a cultura alemã de Pomerode e  desconhecem as nuances do linguajar pomerano quando troca a letra T pelo  D , e vice-versa e do  J por X  ou do V pelo F e também a pronúncia do R é relevante, pois sempre  suprimem uma letra quando existem duas,como em terra ,morro,serra,etc..Bem,eles se divertiram bastante e experientaram a gastronomia ,o Chopp e danças com as famosas bandinhas.
De  volta pra São Paulo eles souberam que havia um caminho alternativo para Curitiba que passava por Jaraguá do Sul e São Bento do Sul,terra da Oxford(Faience) e  resolveram seguir pelo novo trajeto;Meio perdidos, eles resolveram pedir informações a um Sr. que encontrava-se  a margem da estrada.

-Sr,pode nos informar qual o caminho para Jaraguá?

O Fritz,é um nome genérico para os “pomas”, pára o seu serviço e pergunta

-*Was ,mann?Du,quer ir pra *Xaraquá,mann ???e não sabe como *xega? Peraí,o Fritz fai te ensinar,bem diretinho,mann.(direitinho)
Se du quer ir pra Xaraquá,num tem er(r)o,mann
Du zegue essa estrada sempre reto,reto...reto toda a vida...reto,reto,reto...depois,du começa a zubir a ser(r)a ,sempre fai zubindo...zobe...zobe...zobe. até o topo do mor(r)depois du fai começa a tescer o mor(r)o...tesce...tesce até em baixo .Aí em baixo da ser(r)a xá é xaraquá.Não tem como er(r)ar.

O paulista entre o misto de surpresa  e incredibilidade,contendo o riso, educadamente,pergunta
- O senhor é um alemão puro, né?

E ele:
*- Puro?? du acha,Fritz é puro,mann?
*- Puro é du, que não zabe xega em Xaraguá!


*Puro,não é de pureza .Há um trocadilho de  P ,quando deveria ser B e um R foi suprimido.
Du=tu
Fai=vai
Xega=chega
Zobe,zubindo=sobe,subindo
Tesce=desce
Erar=errar

Nenhum comentário: