domingo, 1 de dezembro de 2013

Destilados de Agave Mezcal


 Mezcal desbanca a Tequila
O México tem várias regiões produtoras de destilados da Agave ,sendo o mais conhecido desses destilados  a Tequila ,embora os consumidores entendidos nesses destilados prefiram o   Mezcal que também sendo um  destilado feito a partir do agave, difere dessa no processo da retificação.Enquanto ao tequila é retificada em até três vezes,o Mezcal é levado ao fogo e em seguida é moido por pesadas mós de pedra ,após  colocados em tanque para fermentar, e em seguida é destilado,sofrendo apenas uma destilação.
Atualmente esse destilado começa a se firmar internacionalmente.No México tem uma  Mezcaloteca que registra a história e os mais diversos tipo de mezcales produzidos  nas mais diversas regiões do país.
O mezcal é  uma experiência para os apreciadores dos destilados e  além de ser um conhecido na gastronomia, na historia, na biodiversidade e na  cultura mexicana. Na Mezcaloteca experientes profissionais explicam sobre a degustação e história desse destilado.A Mezcaloteca é um verdadeiro Templo a essa bebida Azteca

Devido  a diversidade de produção das mais variados espécies de agave e métodos de destilação,o MEZCAL podem ser classificados  de acordo com certas características.O mezcal pode ser destilado em alambiques de barro ,de cobre ou aço inoxidável.
A destilação em Alambiques de Barro confere a bebida o melhor sabor,segundo os mais exigentes apreciadores e é o mais tradicional e antigo método de obtenção da bebida.



Mezcalômano  é como se denominam os apreciadores fanáticos dessa bebida pré-hispânica e tradicional  do México e  são exigentes na consumação desse  destilado, que deve ser produzido artesanalmente e com  agaves silvestres ,num ato de religiosidade e respeito as tradições aztecas.
Alguns “Mezcal” apresentam um mescla de aromas e sabores frutados com odor de ervas frescas do agave, chegando a ser surpreendente e marcante.Ao contrário dos demais destilados não são envelhecido em tonéis de carvalho .Acredita-se   que o acondicionamento em tonéis de madeira alteraria o seu verdadeiro sabor
Algumas garrafas de Mezcal são apresentados com desenhos modernos e coloridos  e são selados com cera de cores diferentes,de acordo com o tipo do agave destilado:Mexicano, Tepextate, Tobalá, Espadín, Madrecuixe, Barril, Cuixe e de Pechuga.
Um dos  mais conhecidos é  “Mezcal El Jolgorio” que sem dúvida exibe uma bandeira de qualificação histórica na gastronomia mexicana ,sendo conhecido internacionalmente
A diferença básica entre o MEZCAL e a TEQUILA além da tri-retificação da Tequila é que  na garrafa de MEZCAL também se acrescenta uma larva de uma borboleta(Hypopta agavis) encontrada  entre essas plantas.Essa larva quando se encontra intacta, permite dizer que a bebida é de boa qualidade e é saboreada no final da garrafa.

Para apreciar um boa dose de Mezcal :primeiramente lamber um pouco de sal para abrir a papilas gustativas ,apreciar  a bebida como se fosse um beijo de forma suave e sem pressa  e não entorná-la com rispidez,querendo livrar-se dela e só depois chupar uma fatia de limão, para finalizar  fechando as papilas gustativas .

Salud !
Leia mais aqui:
http://www.realminero.com.mx/proceso.html