terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Summly – gerador automático de sinopse




Nicolas D’Alosio Montilla (Nick ), britânico de 17 anos, vendeu um aplicativo(app) para o Yahoo!  por US$ 30 milhões:Summly  sintetiza textos.

O aplicativo  Summly, sintetiza os textos em algumas frases facilitando a  sua compreensão,como as sinopses ou “as orelhas” de alguns livros  .Esse aplicativo sintetizará  os textos mais importantes e poderá ser utilizados nos iphones,etc.facilitado a avidez ou necessidade de alguma leitura em seus vários segmentos mercadológicos.Podendo até ,como um  trailer de filme  atrair o interesse para toda a leitura do assunto,livro ou coisa que o valha.E a propósito de filme ele já está estudando a possibilidade de um aplicativo para sumarizar os vídeos.
Por trás do desenvolvimento do App  deve-se a estudo de tencnologia de inteligência artificial da SRI International,base do SUMMLY,por outro lado ele se dedicou ao estudo de  idiomas como o Mandarim e o Latim,e sua estrutura gramatical e linguística.   E  viu que facilitaria  a leitura e  a circulação de informação  o uso  de um aplicativo que sintetizasse o trabalho em uma sinopse pequena , significativa  e que não perdesse a  essência  do texto reduzido, em menos de 400 caracteres. “Existem duas maneiras proceder: o estatístico e o semântico“. O semântico  avalia o significado do texto e o condensa  sucintamente. O  estatístico — que ele  aplica no Summly — deixa as sentenças intactas e seleciona as que melhor define o assunto texto.
As nova tecnologias usadas nos textos pequenos enviado por iPhones,etc,poderão aguçar a curiosidade  estimular a leitura completa do texto.
Texto completo aqui:
http://woorkup.com/2013/08/29/startup-e-leggende-metropolitane-summly-e-laltra-faccia-della-storia-dietro-allacquisto-milionario-di-yahoo/

Nenhum comentário: