sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Flashmob - An Die Freude





An Die Freude -Ode to Joy -

Flash Mob apresentando a Nona Sinfonia de  Beethoven 


Cidade de Sabadell ,Praça São Roque 18:00 19 de maio de 2012

O Banco Sabadell é um banco espanhol e o quarto maior da Espanha, foi fundado em 31 de dezembro de 1881 e foi o patrocinador desse Flash Mob






Muito bem concebido ,o  anúncio publicitário do banco Sabadell,alusivo as comemorações dos seus  130 anos .Nesse Flash mob, "Orquestra Simfonica del Vallès", apresentam An die Freude (Ode a Alegria de Ludwig van Beethoven,na praça São Roque na cidade de Sabadell(Barcelona),onde se localiza a agência do Banco Sabadell,e  realizou-se  a apresentação.
Pouco a pouco os componentes da sinfônica vão se reunindo e apresentam magistralmente essa obra famosa.:aproximando o povo da música erudita com requinte e fascínio .A filmagem,vez  por outra exibe ao fundo a referência ao Banco Sabadell, patrocinadora  do evento e da orquestra que tão bem executou e apresentou essa “Ode à Alegria” nesse talentoso anúncio, que quer  exibir com essa ode, a clara referência da amizade do Banco aos seus clientes. Certamente é uma belíssima campanha publicitária, que associou publicidade,refinamento,bom gosto e uma talentosa sinfônica ,em uma quadro só.

Quando éramos criança,muitas cidades tinha um espaço em suas praças:Coretos, onde muitas bandinhas se  apresentavam .O que vemos hoje, é que ao invés de evoluir e melhorar tais espaços,eles  foram extintos ou desprezados, sendo ocupado hoje por marginais,pichados,depredados. Além do que, as praças e logradouros públicos, excetuando-se nas pequenas cidades,são hoje lugares de segurança duvidosa,para não  adjetivarmos de forma mais  sombria.
Que pena !
JATeixeira 



An Die Freude (Ode To Joy) Ode à Alegria

O Freunde, nicht diese Töne!
Sondern lasst uns angenehmere anstimmen
und freudenvollere!

Freude, schöner Götterfunken,
Tochter aus Elysium,
Wir betreten feuertrunken.
Himmlische, dein Heiligtum!
Deine Zauber binden wieder
Was die Mode streng geteilt;
Alle Menschen werden Brüder
Wo dein sanfter Flügel weilt.

Wem der grosse Wurf gelungen
Eines Freundes Freund zu sein,
Wer ein holdes Weib errungen,
Mische seinen Jubel ein!
Ja, wer auch nur eine Seele
Sein nennt auf dem Erdenrund!
Und wer's nie gekonnt, der stehle
Weinend sich aus diesem Bund.

Freude trinken alle Wesen
An den Brüsten der Natur;
Alle Guten, alle Bösen,
Folgen ihrer Rosenspur.
Küsse gab sie uns und Reben,
Einen Freund, geprüft im Tod;
Wollust ward dem Wurm gegeben,
Und der Cherub steht vor Gott!

Froh, wie seine Sonnen fliegen
Durch des Himmels prächt'gen Plan,
Laufet, Brüder, eure Bahn,
Freudig, wie ein Held zum Siegen.

Seid umschlungen, Millionen.
Dieser Kuss der ganzen Welt!
Brüder! Über'm Sternenzelt
Muss ein lieber Vater wohnen.
Ihr stürzt nieder, Millionen?
Ahnest du den Schöpfer, Welt?
Such ihn über'm Sternenzelt!
Über Sternen muss er wohnen.




A 9 de Sinfonia de Beethoven. foi publicado em 1824, embora,Beethoven tenha começado a escrevê-la  desde  1805 .O  poema, desta ode foi escrita por Friedrich Schiller em 1785. Quando Beethoven escreveu a Nona Sinfonia , ele acrescentou palavras novas que deram sentido diferente ao poema original. Quando Schiller escreveu o poema havia muita coisa acontecendo em seu mundo, foi pouco antes da Revolução Francesa,e eram travados tumultos violentos na França. Alguns defendem  que “A alegria” veio com Igualdade,Liberdade e  Fraternidade lemas da revolução que reformulou a França e revolucionou o mundo.

 Os princípios dos maçons são:Liberdade,Fraternidade e a Igualdade da Justiça.
Na época em que ele escreveu :An die Freude ,ele era  muito amigo de Christian Körner que era Meister vom Stuhl (VM),eles eram maçons  e tinha uma amizade muito sólida.Então,será que os maçons não tem nada a ver com essa história?Parece que por esse indícios ainda podem criar uma teoria da conspiração sobre essa ODE a Irmandade(http://jkretzer3318.wordpress.com/2007/11/08/an-die-freude/)



Nenhum comentário: