quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Lipizzaner



Lipizza é a cidade situado na fronteira da Ittália com a Eslovênia,próxima a Trieste de onde provém o nome dessa famosa  raça equina.As suas origens nos remetem a  1560, quando na Austria foram usados os  cavalos Kladrubers per serem usados nas deligências.

Do cruzamento do  Kladrubers com cavalos de linhagem puro sangue árabe deu origem a raça Lipizzaner
Em 1580, o terceiro filho do imperador Fernando I da Áustria, o arquiduque da Estíria Carlos II de Habsburgo tornou-se o promotor do Lipizzaner fundando um haras em Lipizza,e trouxe um grupo de éguas italianas do Polesine, de Aquileia e de Verona que cruzou com garanhões andaluzes importados de Espanha. Dessa formação originou-se  o Lipizzaner que  mais tarde se tornou muito famoso por ser o representante da famosa Escola de Equitação de Viena, fundada por Charles VI em 1729 e chamado de "espanhola"  para homenagear o componente andaluz presente na raça. Na verdade, desde 1717 os andaluzes já estavam mais sendo usado na formação do Lipzzaer  que foram substituídos pelas raças napolitanas  Kladruber, Frederiksborg e  depois  acrescentou-se o cavalo árabe na formação da raça

Carateristicas
Altura nunca superior a 1.60 cm, este cavalo apresenta proporções harmoniosas: a testa  alongada,olhos grandes, distanciados e expressivos, o pescoço,a espádua e o dorso estão caracterizados por potente massa muscular, enquanto a garupa é ampla e o trem posterior é  musculoso e potente.Coloração cinza,baio ou escuro Os potro nascem escuro e gradualmente vção se tornando cinza claro,quase branco.
Os cavalos Lipizzaner são excelentes cavalo de sela ou para serem usados atrelados, dada a sua impressionante estrutura imponente  e de comportamento natural e elegante, tanto no passo como no trote,o que evoca a movimentação típica do cavalo andaluz. Tem temperamento fogoso, no entanto, tem uma característica especial de ser  obediente, disposta, dócil e muito sociável, por isso  é um cavalo fácil de ser amestrado.

 A sua perspicácia e compreensão o torna notável no uso frequente das  exposições acrobáticas em exercício de difíceis execuções .

Nenhum comentário: