sexta-feira, 24 de março de 2017

O alemão de Tapera em Santa Maria




Hoje cedo, aos primeiros raios da manhã,ainda com a neblina baixa,prenunciando o calor escaldante do verão, ia  na minha frente um Gol com placas de Itaiópolis.A incidência dos  raios em um pequeno “penduricalho” no espelho retrovisor,acordaram velhas lembranças do tempo da casa do estudante da União Santamariense de Estudantes(USE) ,em Santa Maria.

Por que será que quanto menos polido o homem, mais adereços eles usam?Parecendo uma relação de causa e efeito.Vemos as vezes,automóveis do interior,repleto de piduricalhos ,e quanto  mais interiorano ele for, terá mais aves de plástico dependuradas na suas janelas ou no  vidro traseiro.É como se estivesse estampado,bem a vista sua identidade e transparecesse o grau de polimento da pedra.

Uma certa manhã, entre outras tantas,fomos matear na Laje inacabada ,do projeto,também inconcluso, de casa de estudante de Santa Maria .Estávamos como sempre eu,o Inácio de Tapera, o Zeux e o Giruá (Luiz Carlos Marasca)Passou um caminhão Mercedes Benz conduzido por uma “brunette” de  longas madeiras encaracoladas e com um sorriso desses ´que fazem a gente deglutir,em seco.No seu caminhão tinha colado no pára-brisa uma pequena mão rosada, presa em um eixo com mola de percurso fixo,tipo vai-vem. E ele em sobressaltos dizia com euforia adolescente:-”ela está abanando*.Mas,bah! Tche,vocês viram? Ela está abandando pra mim,vocês não viram? “Ela abanou pra mim,ele insistia” E nós três caímos na  gargalhada...
 Ô Inácio,tu não vês  que aquilo é só um adereço?-Como “endereço”?,indagou ele insistente,ela Sim,sim ,ela abanou pra mim,eu vi.Eu a conheço,ela faz a entrega de frutas e ovos no Supermercado Baldisssera, aqui da esquina da Acampamento,eu sempre a “encaro”,mas hoje,finalmente ela me abanou.
Em vão,tentamos explicar, mas ele era relutante em afirmar que ela havia "abanado pra ele.E o alemão tem a fama de ser teimoso.Mas,o pior teimoso é aquele que teima com um alemão.

Santa Maria-RS Nos Tempos da USE


* gauchês=  acenando

Nenhum comentário: