quinta-feira, 23 de março de 2017

Os Quatro Beijos Romanos



“As orelhas são a rota por onde a virtude entra na alma dos jovens”(Plutarco)


Os romanos diziam assim:oscula officiorum sunt,Basia pudicorum affectuum,Savium voluptatis e Olla spiritus virtutis est “
Os Romanos usava quatro maneiras para se referir ao beijo:Osculum,Suavium,Basium e Olla
O Oscullum é o beijo do respeito:para os rituais,para os ato religiosos,para os filhos.É o beijo do dever.
Basium é o segundo,é o beijo da afeição,para a esposa.
Suavium é o beijo do prazer,da sensualidade,da paixão.
Olla é o beijo dados nas orelhas


Herodoto já falava da existência dessa manifestação de afeto entra os persas ,onde era muito mais do que um beijo ,era um gesto consagrado e institucionalizado.Mas ,o beijo na boca estava reservado aos casais,enquanto beijar no rosto,oscular,indicava leve diferença social.

Beijar a mão com ternura àqueles que se quer saudar,é um testemunho do mais profundo respeito: era assim que os antigos honravam aos seus deuses,aos seus mperadores e as suas imagens ,é assim que eles queriam prestar uma homenagem terna e particular. Jacere Oscula-Os cocheiros, no circo, saúdam o povo beijando o cabo do látego : venerabatur inserìori flagella (venerramos aquele que açoita), dizia Xiphilin, e a este beijo se chamava « osculum labratum »(o beijo do oficio ou trabalho).
Beijar a boca e os olhos eram muito comum entre os romanos, para cumprimentar ou para saudar a qualquer dignidade, ou em qualquer evento feliz.
Os escravos beijavam a mão dos seus mestres,os soldados do general,os imperadores beijavam os seus principais oficiais ou as pessoas mais distintas.

No mundo,o beijo, assume características próprias. Na Europa,entre os portugueses usa-se trocar dois beijos na face,enquanto na França,Itália,Luxemburgo prefiram  o número de três.Já os espanhóis se contentam com um só .Nas Estados Unidos o costume é um só e sempre na face direita. Um país onde estão mudando esses hábito na Rússia.No tempo da URSS era muito frequente o uso  entre amigos homens,mas hoje dado as inconveniências das interpretações das ambiguidades ,a prática está sendo posta de lado. Nos países árabes e sob orientação do islam é praticamente proibido as práticas e atitude mais calorosa entre os casais.E nos demais países do Oriente  é pouco praticado tais gestos,enquanto para os japoneses torna-se inconveniente, porque consideram o ato como uma intimidade ou tentativa de aproximação de conotação sexual.

Para os Inuit (Ártico)o beijo,ou a demonstração de carinho é chamado de kunik ,assim como para os   Maoris ,nativos da Nova Zelândia,o costume de boas vindas é o “hongi” que  é o ato esfregar um nariz contra o outro a quem se dá as boas vindas.   .

JATeixeira

Nenhum comentário: