sábado, 21 de junho de 2008

Existe Verdade confiável?



O questionamento nos leva as dúvidas dos nossos sentidos,que pode ser até uma ameaça a sobrevivência.Não por sentimento de culpa, como em uma síndrome de abstinência, mas se torna imperativo ater-se em situações de risco reais graves quando se passasse a ver o que não existe ou quando se duvida do real
Cremos na existência de duas verdades: uma Absoluta e outra Relativa.
A verdade absoluta é aquela que não pode desafiar os nossos sentidos ! É o óbvio. É aquela verdade que é estática e não sujeita as transformações da época.A vida ,o fenômeno da vida é uma verdade incontestável ! se ela não existiu em idade anterior é mera especulação do pensamento e se não vai existir quando da explosão do universo ,etc...não altera nada o conceito de vida.Não passará a ser uma mentira por não existir mais .
O planeta “BAAL” existiu à época dos assírios e foi mapeado,adorado e alvo de pesquisas exaustivas por seus sacerdotes;explodiu,sumiu e nada prova que foi verdadeiro a sua existência ou nada pode se afirmar que tenha sido uma mentira,simplesmente temos registros históricos de sua presença. E mesmo sem contar com a ajuda da astronomia, coisa que pode ser feita, para estudar as rotas dos astros e as alterações nas suas trajetórias ,e unicamente do ponto de vista das abstrações filosóficas, nada nos permite categoricamente afirmar ou negar que tenha existido . O fato de não mais existir não torna uma verdade em mentira.
O sol aí presente é uma verdade inconteste e absoluta, a lua ,as estrelas,os rios,a chuva .O fato de que não chove no deserto do “Atacama” não torna verdadeiro a expressão que:” a chuva é uma mentira!” etc,etc é interminável a lista do que pode-se afirmar como verdade absoluta.A verdade relativa é uma algo que pode sofrer transformações,distorcer e até inverter as observações do momento,num momento futuro ao sabor de novas observações.A propósito da chuva , o cérebro poderia aceitar com verdadeiro o fato de que a chuva não molha e é apenas uma mera ilusão dos nossos sentidos,como uma miragem no deserto. Os pingos caem ,molham mas não os sentimos,não os vemos ,o cérebro distorce tal sensação e pode refutar tal contato como verdadeiro,tal percepção como real.Estaríamos loucos ou é veraz tal fato? Partindo de tal análise e juízo: negamos que a altura de seis andares não nos causará nenhum mal e que se pularmos dali,sairemos flutuando.O nosso cérebro poderá até fornecer tal perspectiva aos nossos sentidos e enganá-los;mas todos sabemos o que ocorria se desafiássemos a lei da gravidade e pulássemos de seis andares;como também por senso comum ,todos sabemos ,que a chuva molha e embora ,individualmente, possa ser negado o fato, não poderei demonstrá-lo como sofisma a um conceito generalizado no senso comum ,que entende como verdadeiro a chuva molhar,que não é meramente um conceito de linguagem ou jogo de palavras mas um fato verdadeiro armazenado no pensamento coletivo .E o que ousou desafiar ou tentar provar como improvável tais fatos ou o verdadeiro como mentira ,se deu mal desde os primórdios do homem no planeta.E se a verdade é meramente um conceito teórico, se as certezas não passam de especulações com palavras poderíamos ficar estáticos na frente de uma locomotiva ,em alta velocidade,e nada nos acontecer ,pois afinal duvidamos se é certo ou verdadeiro que a locomotiva exista e nos cause qualquer danos.Sabendo-se o que ocorre torna improvável ou inverossímil viver de acordo com os postulados Pirrônicos ou cépticos em que a
A verdade pode ser colocada em discussão ,quando se trata de juízo ou análise das idéias,não dos fatos.Pode ser questionado os argumentos e dizer são verossímeis ou verdadeiros ;pois a analise subjetiva está presa ao juízo e conceitos temporais .Os fatos ou  essências das coisas como um todo, em si,são marcas indeléveis e atemporais .Fatos objetivos não são explicados,podem ser conceituados ou nomeados diferentemente, em cada época mas as palavras não alteram sua óptica e essência eles, de per si, se demonstram... As palavras assumem comportamento e descrições temporais.A verdade das palavras,das idéias podem estar presas ao momento da formulação e aplicação.Foram e são verossímeis ao seu tempo. A verdade transcende o tempo .A verdade encontra-se presa a essência dos fatos objetivos,das coisas ,dos fenômenos permanentes .
A verdade que está presa a análise subjetiva das palavras e argumentos das idéias ,pode ser colocada em dúvida e ser alterada ao sabor momento histórico que vive o homem,e ela não é uma verdade plena mas tem em si verossimilhança aplicável ao momento e aceita como tal.

JATeixeira

Nenhum comentário: