sexta-feira, 1 de agosto de 2008

A Pedra


A Pedra

Assistimos a um culto onde o Pastor Emmel(IECLB), `a entrada do Templo,havia distribuído uma pedra para cada um dos participantes da cerimônia . Todas as pedras já haviam sido distribuídas quando chegamos; mas imersos naquele momento simbólico, fechamos a mão como quem porta alguma coisa e a postamos fixa sobre o peito ,indicando estar ali ,ab imo corde,o peso que teríamos que deixar ou compartilhar e que nos sufocava,e que aquela pedra em tal simbolismo, parecia absorver toda a energia negativa ou todos os males que nos deixavam aflitos.

O Pastor pede que todos se direcionem para o altar ,onde tinha um grande cesto ,e ali depositemos o fardo inútil que carregamos ou o peso que nos oprimem.

E o simbolismo da passagem aplica-se ao nosso dia-a-dia , pois todos ,indistintamente portamos alguma pedra inútil conosco,na nossa vida .E as vezes esses fardos se tornam muitos pesados para os nossos ombros e parece que vamos sucumbir ,fracassar .Gálatas 6:2 diz “Levai as cargas uns dos outros.”.. As cargas aqui também são simbolismo.Muitas vezes ajudar a outrem a levar o fardo não se refere diretamente ao peso e sim em ouvir e compartilhar experiências
”Uma maneira fácil de carregar o nosso “fardo” talvez seja ajudar outro a carregar o dele.. e deixá-lo ajudar-nos a carregar o nosso…”
Peçamos ao Criador para ajudar a carregar o nosso fardo, se o pedirmos com a fé , ele o tornará mais leve..

“Aquele que alivia o fardo do mundo para o outro não é inútil neste mundo” Charles Dickens

A Pedra tirado do peito que vergava o corpo e o clamor da dor de quem carregava um fardo, foram deixados ali. Naquele cesto deixávamos o fardo, que representava o que de inútil carregávamos e que se ali deixados sairíamos mais leves e de onde ,com certeza ,cada um saiu mais leve depois daquele gesto .Mais uma vez ,antes de depositá-la, olhamos para aquela pedra e pensamos no simbolismo e no valor prático da ação; e tirando a mão do peito,cientes que deixaríamos, ali juntos os males que nos estrangulava o coração, a levamos a boca, portadora de palavras que as vezes proferimos com rancor e amargor e nos traem ,quando ditas ; em seguida levamos a testa,fonte de todos os nossos desejos e pensamentos, indicando que dali tiraríamos o que de impuro nos oprime... E assim : Do coração,das palavras e do pensamento fluem os nossos anseios de amor , purificação e fé.

JATeixeira


Nenhum comentário: