terça-feira, 28 de outubro de 2008

Cigarro “Light” A Mentira dos Baixos Teores



“Há muitas marcas de cigarros que anunciam baixo nível de alcatrão. Isso é uma virtude? Porque é no alcatrão refratário que os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos e algumas outras substâncias cancerígenas se concentram. As propagandas que enfatizam baixo teores de alcatrão não são uma admissão tácita das companhias de tabaco de que os cigarros realmente causam câncer?”


Os cigarros de baixos teores de alcatrão deterioram o fluxo sangüíneo cardíaco tanto quanto os cigarros comuns,segundo um estudo da Universidade Baskent –(Konya-Turquia)publicada na revista especializada HEART – da editora 'British Medical Journal'.
O estudo baseado em uma pesquisa com 62 pessoas com mais de 20 anos sem antecedentes de enfermidades artério-coronariano.Destes,vinte haviam feito uso de cigarros de baixos de teores(8 mg alcatrão ,06 mg de nicotina e 9 mg de monóxido de carbono)durante três anos.Outros vinte fumaram cigarros comuns durante o mesmo período (12mg alcatrão,0,9 mg nicotina e 12 mg de monóxido de carbono) vinte e dois participantes não eram fumantes.
Todos os participantes foram submetidos a uma avaliação cárdio-vascular.Nos fumantes os exames foram aplicados dois dias antes e 30 minutos após o uso do cigarro habitual com um intervalo de 15 minutos entre ambos.
Os pesquisadores se detiveram no indicador CFVR(Reserva de velocidade do fluxo coronário) ,que mede a dilatação das artérias coronárias frente a um aumento de fluxo sangüíneo .
A resposta obtida do grupo de fumantes eram semelhantes,em termos de saúde geral e o número de cigarros que habitualmente usavam.O resultado dos exames mostram que a pressão arterial e a taxa cardíaca se elevavam depois do uso do tabaco,independe do tipo de cigarro consumido.
Segundo os pesquisadores a CFRV era menor em ambos os grupos de fumantes em comparação ao grupo de não-fumantes ,diminuindo mais depois de fumar ,independente do tipo de cigarros.A CFRV diminuía abuptamente de 2,68 a 2,65 nos que faziam uso do LIGHT e de 2,65 a 2,18 nos cigarros comuns.A CFRV dos não-fumantes era 3,11.
Os pesquisadores concluem que os resultado mostram que tantos os cigarros de baixo teores-LIGHT- como os cigarros comuns deterioram o fluxo sangüíneo nas artérias coronárias de forma similar;e acrescentam que muitos fumantes substituem os cigarros comuns pelo os de baixo teores de alcatrão e nicotina a crença equivocada ou manipulada que estão assim reduzindo ou minimizando os efeitos prejudicais do tabagismo.
http://www.sedet.es/secciones/noticias/noticias.php?anyo=2007&id_categoria=5&mes=5

Nenhum comentário: