segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Otimismo JOVEM



Uma pesquisa intitulada :Educação e Trabalho do Jovem, conclui que o jovem no Brasil entre 15 a 29 anos tem o maior índice de felicidade futura no mundo,comparada a outros jovens de 132 países pesquisados. O coordenador do estudo Marcelo Néri,economista do Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), a população brasileira em geral também tem espírito jovem e acredita que será mais feliz em 2011.

Numa escala de 0 a 10 a média de satisfação foi de 8,78 - 9,29 entre os jovens - superando os Estados Unidos (nono no ranking) e a Dinamarca, líder mundial de felicidade presente mas terceiro em felicidade futura. O Brasil é mais feliz do que a sua renda pode sugerir,pois o nosso PIB está 52ª lugar, considerando que dinheiro traz felicidade porque "quando a renda dobra, a felicidade geral da Nação aumenta 15%". Considerado otimista em relação ao futuro, em termos de felicidade presente esse índice cai para a 22ª posição. A situação dos jovens tem melhorado , nas regiões metropolitanas essa renda vem subindo 10,5% ao ano nos últimos quatro anos. Além disso, a geração de emprego formal tem beneficiado a população com até 30 anos de idade. Em 2007, por exemplo, 91% dos 1,6 milhão de empregos criados ficaram com os jovens. "O tempo de estudo das pessoas entre 15 e 21 anos cresceu 3,1 anos nos últimos 15 anos", comenta, ressaltando que esse grupo está colhendo mais renda e emprego por causa desse investimento.


Comparando a China a qualidade do crescimento no Brasil é melhor . Nós não crescemos tanto quanto eles mas o nosso crescimento é melhor sustentado e de melhor qualidade em termos de desigualdade e a liberdade .

A pesquisa da FGV tem por base dados processados pelo Gallup World Poll em 132 países, no ano de 2006. Numa escala de 0 a 10, a média brasileira de expectativa em relação à qualidade de vida (bem-estar) é de 8,78, seguido pela Venezuela, com 8,52 e pela Dinamarca, com 8,51. A pior expectativa de felicidade futura, como o índice é denominado, para os próximos cinco anos foi constatada no Zimbábue, com média de 4,04, atrás do Camboja (4,86) e Paraguai (5,04).

O jovem do Brasil tem uma melhor expectativa em relação ao seu próprio futuro,que os demais pesquisados. O otimismo é diminui quando se trata do cenário do País nos próximos anos. "Os países latinos, em geral, são mais otimistas em relação ao futuro, apesar de não apresentarem as melhores condições em relação ao presente.. A matéria está em PDF no site : www.fgv.br/cps/jovem.

Nenhum comentário: