quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Leite Humano na Gastronomia


O Gourmet ou Gastrônomo suiço Hans Locher, proprietário de um restaurante , the owner of the rustic Storchen restaurant in the village of Iberg near the resort of Winterthur, Suíça, experimentou usar leite humano em receitas após sua filha dar a luz recentemente. Encantado com o sabor dos pratos, publicou anúncio ,oferecendo até 10 euros por litro de leite humano e se comprometia de manter sigilo sobre a identidade de seu “rebanho”

Locher disse que usaria o leite para fazer sopas e também pratos típicos suíços como o "Zürcher Geschnetzeltes", uma espécie de estrogonofe típico da região de Zurique. Molhos, sopas e outras especialidades da casa começaram a conter pelo menos 75% de leite materno. E afirma:"Se todos crescemos com o leite humano, por que não incluí-lo na nossa dieta alimentícia". Ele disse que testou o leite em algumas iguarias, e que eles ficaram "excelentes".

No entanto, ele entrou em conflito com a opinião pública e com as autoridades sanitárias locais ,(a ANVISA Suíça), que inicialmente ficaram confusas,pois não há legislação sobre esse fim mas resolveram intervir por não gostarem da idéia,não tão somente por usar as mulheres com “Rebanho Leiteiro” mas por questões sanitárias.Rolf Etter, químico responsável pelo controle de qualidade de alimentos no cantão de Zurique, diz que o leite materno não está entre os produtos de laticínio que podem ser usados na produção de alimentos, embora admita que o uso do leite materno não é explicitamente proibido,pois não existe proibição legal contra o seu uso para fins comerciais.

September 2008

http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/food_and_drink/article4776425.ece

Nenhum comentário: