quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Como Surgiram as Borboletas


Lenda " de Papago:


Depois que Terra foi criada , Iioi, estava sentando e estava assistindo as crianças jogarem. Ele via alegria e a beleza do lugar onde eles se divertiam. Ele sentia perfume das flores frescas,que enchiam de fragrância o ambiente. Ele ouvia as canções felizes dos pássaros e via a beleza do azul do céu. Ele via as mulheres moeram os cereais e via beleza da luz do sol refletirem nos seus cabelos.Tudo isto eram coisas maravilhosas.
Entretanto ele percebeu que todas estas coisas mudariam. Ele sabia que as crianças crescem.Que tudo sofre mudanças envelhecem e morrem. A beleza que eles apresentam hoje sofreria mudanças e os seus bonitos cabelos pretos e brilhantes ficariam grisalhos e opacos. Sabia que no outono as folhas secam e cai das árvores, que as flores bonitas frescas e perfumadas iriam enfraquecer e morrer . Os dias seriam mais curtos e as noites estariam mais longas e frias. Iioi ficou com o coração oprimido, triste e preocupado ,por entender tais mudanças
Ele vê as mulheres moerem o milho e produzirem a maisena,;vê que o vento fez algumas folhas amarelas caídas dançar na luz do sol . Ele decidiu então, fazer algo para capturar algumas destas coisas maravilhosas que ele viu. Ele decide fazer algo que todo o mundo poderia desfrutar, isso ergueria os seus corações e espíritos. Assim, Ele tirou a sua bolsa da Criação e começou a se reunir algumas coisas: pegou um pouco do azul do céu, e um pouco de brancura da maisena. Ele juntou manchas de luz solar, e a negridão do cabelo de uma mulher bonita. Ele levou o amarelo das folhas cadentes, e o verde das agulhas píneas. Ele juntou o vermelho, a púrpura, e a laranja das flores. Juntou todas estas coisas e pôs na sua bolsa . E, por último, Ele pôs as canções dos pássaros na bolsa.
Quando Ele terminou, chamou as crianças e lhes disse que abrissem a bolsa. Eles abriram a bolsa, e para fora dela voaram centenas de borboletas ! Elas eram de todas as cores e matizes. Elas olharam as flores, enquanto dançavam ao vento. Voaram ao redor das crianças, e iluminaram suas cabeças. Os corações das crianças e os adultos saltitavam . Nunca eles tinham visto coisas tão maravilhosas e felizes e começaram a entoar suas canções .
Entretanto um pássaro pousou no ombro de Iiot e disse-lhe: " Não é justo dar nossas canções para estas belas criaturas! Você disse, quando nos fez, que cada pássaro teria a própria canção . Estas criaturas já têm todas as cores e beleza do arco-íris porque elas têm que ter também nossas canções"?
Iiot disse: " Você tem razão. Eu fiz a gorgeio para os pássaros, e eu não devo dá-las para qualquer outro criatura ". Por isso as borboletas foram feitas silenciosas, mas se Iiot as emudeceu ele fez com que a sua beleza inspirasse e iluminasse a todos que as vissem, fazendo com que as canções brotasem dos seus corações .

"As borboletas são mudas e assim permanecem desde a sua criação.Mas
a beleza delas ilumina o dia de todos e faz brotar canções dos seus corações"

Nenhum comentário: