quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Tohono O'Odham - Papago


Tohono O'Odham
Localização:
Papago são povos que ficavam originalmente situados nas regiões de deserto de Sonora e Arizona. Atualmente estão em três reservas no sul do Arizona , Gila Bend, e em aldeias no noroeste do deserto de Sonora .
Idioma:
Os povos Papago falam o idioma oriundo dos povos americanos e subgrupo : Uto-Aztecan.
História:
Os povos Papago são descendentes de outros povos chamados: Hohokam. Papago são conhecidos também como o Tohono O'Odham que quer dizer “as Pessoas de Deserto”. Esses povos desenvolveram-se em pequenos grupos e não puderam criar grandes aldeias ou construir uma organização política central. As aldeias normalmente foram compostas de várias famílias conectadas,entre si, pela origem paterna. Eles tiveram pouco envolvimento com os povos Caucasianos. Isto permitiu preservar muitas das características autóctones . Atualmente existe aproximadamente 8,300 Papago, sudoeste dos Estados Unidos
Dia a dia:
São povos de vida semi-sedentária. A variação de chuva no deserto e planícies criaram variação sazonal no local de permanência. Isto os torna em povos semi-nômades. Eles cultivam principalmente :milho, feijões, e algodão. Eles usam o padrão da estação de chuvosa para cultivar suas colheitas. Com a primeira chuva, as sementes são plantadas e as chuvas subseqüentes desenvolvem e dão sustentação as suas plantações . Eles também usam plantas não cultivadas e legumes nativos. Embora cultivar a terra seja um dos principais meios de sobrevivência desses povos eles também diversificaram coma criação de gado como a principal fonte de renda.
http://www.mnsu.edu/emuseum/cultural/northamerica/papago.html

Nenhum comentário: