segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pontes II Confucionismo Taoismo Comunismo


China

A luz da interpretação chinesa vemos três vertentes: Confucionismo,Taoísmo e a do Comunismo.

Confucionismo:

O sábio Kung-Fu-Tse diria  que a ponte é o elo entre o sábio e o ignorante.Diria que  todo homem público de visão, deveria ver a ponte como meio; o veículo necessário a instrução do povo,retirando-o da ignorância. “Não importa que o caminhante vá devagar, contanto que ele não pare.” sobre a ponte e impeça o eterno fluir...

Taoismo:

O sábio Lao-tse ,por sua vez veria a ponte iluminada com mil lanternas chinesas,indicando o caminho do penitente.E afirmava essa ponte nos leva ao.” Berço de todos os Possíveis. Para além de palavra e pensamento ,para o Tao:eterna  fonte  borbulhante do ciclo do Ser e do Existir”.

Comunismo:

Mao-Zedong diria que a ponte indicava a sabedoria do povo  dos “Três Reinos” em escolher : avançar e recuar,ofensiva e defensiva ,como tática para cruzar a Ponte e vencer. E os interpretes atuais diriam que ela indicava claramente que o capitalismo era o único meio de comércio viável, mas que somente o comunismo chinês trazia os meios necessários para atravessá-la.

Dizem que junto das muralhas foram desenterrados os serviçais do Imperador ,feito em terracota e muitos destes estavam guardando a “ ponte” para assegurar a  passagem do Imperador, dessa para outra vida.

Nenhum comentário: