segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Contos e Imaginação



Adoro uma boa história. Muitos velhos tem esse poder,esse fascínio de contar uma boa história,e hoje,já envelhecido,não aprendi a contá-las mas, ainda ,adoro ouvi-las.Elas me mantém em sobressalto,às vezes com a respiração suspensa,outras vezes sinto que o coração dispara e a respiração entrecorta... como se acompanhassem o rítimo do tropel ou nas “peleias” do campo,nas peleias da vida.Quando criança, ouvia com ouvido cauto e olhos arregalados a cada detalhe das histórias dos desertos e das sua noites claras com mil estrelas que indicavam o caminho às caravanas e me imaginava ,até pensei em me alistar para ser um “legionaire”dans la“Légion étrangère”
Quantas vezes,ao lado daquele “Gramophone” Quanto de “Sherazade das Mil e uma Noites”,Aladim, Barão de Münchhausen,Malazarte, Grimm,la Fontaine ,Fedro,histórias do coliseu e seus gladiadores,de Odisseu,Marco Pólo, Tavola Redonda e muitas outros contos maravilharam a minha infância ,me acompanham... Nós tínhamos,em casa dos meus pais,um grande Gramophone de móvel,como se fosse uma eletrola , e sentados ali ao lado,ouvíamos muitas histórias que ainda hoje povoa a minha imaginação e preenche ,silente,as entrelinhas da vida ao meu derredor.Se alguma coisa,parece não dar certo ,não me afobo ,e se me exalto, me recomponho entrando para esse mundo maravilhoso da psiquiatria dos contos do imaginário humano e dessas experiências e fantasias dali advindas,onde o heroi acaba saindo das enrascado com imaginação,coragem,bom-senso... .Ali tem o VITRIOL,a pedra filosofal ,qual panacéia cura minhas feridas,sara minhas dores,sana minhas dúvidas , saio dali recuperado e refeito para novos desafios.
JATeixeira

Nenhum comentário: