quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Péricles - Discurso aos atenienses


Propomos a todos ler e celebrar o discurso de Péricles, feito aos ateniense e embora essas plavras tenham sido escritas e pronunciadas há tanto, soa surprendemente atual,bastando substituir a Atenas para o nosso momento histórico, onde o medo não é mero simbolismo troiano
Águas turvas que podem apagar o brilho dos olhos e deixar um gosto amargo de um sentimento de perda e a sensação de abandono que se apodera das nossas esperanças mais simples..

Péricles - Discurso aos atenienses, 461 aC
Aqui em Atenas ,nós fazemos assim:
. Aqui o nosso governo favorece a muitos, em vez de alguns, a isso chamamos: democracia.
Aqui em Atenas nós fazemos assim:
-As leis asseguram justiça igual para todos nos seus litígios privados, mas nunca ignora os méritos da questão.
Quando um cidadão se distingue, então, será, em detrimento de outros, chamados a servir o Estado, mas não como um ato de privilégio, e sim como uma recompensa ao mérito e a pobreza não é um impedimento,para isto
Aqui em Atenas nós fazemos assim:
A liberdade que desfrutamos se estende também à vida diária; nós não suspeitamos uns dos outros e não nos aborrecemos nunca com os nossos próximos,se lhes agrada viver a sua maneira.
Somos livres, livres para viver como nós gostamos e mesmo assim,ainda estamos sempre prontos para enfrentar qualquer perigo.
Um cidadão ateniense não descuida dos assuntos públicos, mesmo quando atende aos seus assuntos privados, mas sobretudo não utiliza do expediente público para resolver seus assuntos particulares , pessoais.
Aqui em Atenas nós fazemos assim:
Nós temos sido ensinados a respeitar o poder judicial, e nós fomos ensinados a respeitar as leis e não esquecer nunca que devemos proteger as vítimas.
E também fomos ensinados a observar as leis,mesmo as não escritas mas que são universalizadas pela justiça e bom senso .
Aqui em Atenas fazemos assim:
Um homem que não se preocupa com o Estado,nós não o consideramos inofensivo, mas sim inútil, e poucos são incapazes de dar a vida ao Estado e aqui em Atenas nós podemos julgá-lo.
Nós não consideramos a discussão como um obstáculo no caminho da democracia.
Nós acreditamos que a felicidade é fruto da liberdade, mas a liberdade é apenas o fruto do valor.dessa mesma liberdade .
Em suma, eu proclamo que de Atenas é a escola da Hélade, e que cada ateniense cresce desenvolvendo em si uma feliz versatilidade: a fé em si mesmo, e o preparo para enfrentar qualquer situação e é por isso que nossa cidade está aberta para o mundo e nós não expulsamos nunca nenhum estrangeiro .
Aqui em Atenas nós fazemos assim..
Péricles - Discurso aos atenienses, 461 aC

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom conteudo, gostei muito pelo desempenho do editor

Jaques A Teixeira disse...

Uma vela ilumina,duas velas iluminam mais e muitas velas mostram o verdadeiro caminho a seguir.É a associação de idéias e ideiais em comum que nos tornam uno e indestrutível.
Volte sempre
JAT