quinta-feira, 14 de abril de 2011

Capilé Hibiscus sabdariffa


Hoje recebemos um E-mail sobre o Hibiscus sabdariffa L,curiosamente, há muito estamos atrás dessa semente, na realidade estaquia,ele se reproduz por estaquiamento mas, pode ser também por mergulhia ou alporquia,Não sabemos se as suas semente são férteis. Uma hora qualquer, terei um hibiscus desse no jardim. Ganhei três mudas da Frau Klietzke, mas as protegi tanto que elas atrofiaram e morreram. Depois conseguimos uma muda da Frau Nasato,da flora Mariva,ali na 470, que infelizmente, também não prosperou...

Essa planta nos traz doces,literalmente, lembranças da infância.Quando éramos crianças ,no caminho de casa tinham muito desses hibiscus, também chamados,vulgarmente de azedinha, vinagreira, groselheiras usavam inclusive para fazer xarope,prosaicamente conhecido como “capilé”,sucos,chás,e doces bem vermelhos e azedinhos... Às vezes,quando íamos na casa da
Mári,a sua "Oma" nos dava um gostoso capilé e um generoso pedaço de Streuselkuchen,onde havia por baixo do Streusel uma farta camada desse hibiscus bem suculento e caramelizado que ela insistia em chamar de "groselha",que maravilha !!!

E por que sumiram???O que ocorre é que o chic sempre supera e mascara esses valores e tradições,e o chic do momento é não usar essas coisas tão antigas. A mídia ,em sua lavagem cerebral cotidiana,mostrando aquelas beldades de corpo esculturais que atribuem aos chás que tomam toda aquela vitalidade,vigor,beleza,elegância e quem sabe até uma conta polpuda aos novíssimos chás,daí elas começam aqueles blá...blá blá com chás de flores desidratadas,entre outros modismos...
Mas como dizíamos: a caminho de casa, em plena hora de almoço ,naquela época não havia o lanche hoje instituído,e a fome era tanta... Arrancávamos suas roselas e comíamos. Tenho boas lembranças dessa época e a também ainda tenho as minhas memórias gustativas impregnadas de seu sabor... e as retinas de suas imagens ,inclusive daquelas velhas de sandálias de pano,vassoura na mão e cabelo “cenere” ralhando conosco e estimulando os seus “guapecas” a nos perseguirem...Bons tempos aqueles,da nossa infância.

Mus de Hibisco
Ingredientes
1 kg de roseolas de hibisco frescos - devidamente preparados
½ kg g de açúcar
½ litro de água

Para fazer a geléia retire as folhas verdes que ficam na base e depois cortar as roseolas em pedaços.

Como fazer

Leve a água e o açúcar ao fogo e deixe ferver.Quando o açucar estiver dissolvido,acrescente as as roselas misture bem e quando começar a ferver abaixe o fogo.
Cozinhe em fogo brando com a panela semi-aberta.
Quando a geléia estiver brilhante e com consistência cremosa estará pronta. Para saber o ponto, passe a colher bem no meio da panela deverá formar uma marca.” Righe” e indica que o doce ou a geléia está no ponto certo.
Porém, se a geléia engrossar muito rapidamente e o hibisco ainda estiver com aspecto fibroso pode-se atrasar o ponto acrescentando 1/2 xícara de água fria,aos poucos e deixe cozinhar até atingir o ponto desejado. Isto poderá ser feito quantas vezes achar necessário.

Nenhum comentário: