terça-feira, 19 de abril de 2011

RESILIÊNCIA ,Superação ou Jeitinho



A ARTE DE SER FLEXÍVEL ou o famoso jeitinho brasileiro
Fletir para não partir,até que rima.Esse é uma regra básica da natureza

“O vento forte pode destruir uma árvore robusta, mas o salgueiro verga-se, e o vento passa sobre ele”
Assim como na parábola, o Carvalho orgulhoso de sua exuberância e imponência, desprezava o bambu, por ser tão pequeno e frágil. Mas quando a veio tempestade e os ventos fortes atingiram o carvalho, este não cedeu e tombou... Já o frágil bambu, vergou-se, até quase o chão, sob os mesmos ventos e levantou-se ereto como antes.

Conceito: [do lat. resiliens, genit. resilientis, part. pres. di resilire "saltar para trás”
Resiliência é a capacidade física de um material voltar ao seu estado normal depois de ter sofrido tensão ou seja são propriedades de que são dotados alguns materiais, de acumular energia quando exigidos ou submetidos a estresse sem ocorrer ruptura. Após a tensão cessar poderá ou não haver uma deformação residual causada pela “stresse” do material - como um elástico ou uma vara de salto em altura, que se verga até certo limite sem se quebrar e depois retorna à forma original dissipando a energia acumulada e lançando o atleta para o alto.

O cientista inglês Thomas Young foi um dos primeiros a usar o termo. Tudo aconteceu quando estudava a relação entre a tensão e a deformação de barras metálicas, em 1807.

Na Informática a resiliência é a capacidade de adaptação de um sistema diante das condições de utilização e resistir ao desgaste, a fim de garantir a disponibilidade dos serviços.
Sinonímia: flexibilidade, mobilidade. Também é definida como a quantidade de adaptabilidade, habilidade e flexibilidade para adotar novos comportamentos ativamente uma vez verificou-se que o acima não funcionam .
Na biologia, é vista como a capacidade de um ecossistema, incluindo os seres humanos se recuperar após ser lesionado.
Na psicologia, ela entendida como a capacidade que o homem tem para enfrentar e superar as adversidades da vida, superá-los e sair fortalecido.
- instintivo: característica dos primeiros anos de vida quando o mecanismo mental são dominado de egocentrismo e onipotência;
* afetivo: que respeita o amadurecimento afetivo,o senso dos valores, o senso de si mesmo e a socialização;
* cognitivo: quando o individuo pode utilizar a capacidade intelectual simbólico-racional.
Na Odontologia, Prótese , é explicado,assim: o tecido mole não pode ser comprimido de forma irregular.As extrações em épocas diferentes, causam essas irregularidades no rebordo ósseo. Se um determinado ponto da prótese exerce força diferenciadas sobre a mucosa que a suporta,em razão da irregularidade do rebordo, o sangue se deslocam para áreas adjacentes havendo irritação desses tecidos ,com dor . A prótese se desestabiliza diante da irritação da mucosa,devendo ser corrigida ou substituída .Existem resinas Resilientes que absorvem parte dessa diferença momentânea e promovem adaptação e estabilidade garantindo o sucesso da prótese com mais conforto,pois como nome diz a Resina é Resiliente,quer dizer ela se acomoda a essa diferença de rebordo e não o rebordo ósseo que deve se adaptar ou se acomodar a uma resina rígida.O único senão é que ela deverá ser substituída mais precocemente do que as Próteses feitas com as resinas convencionais .
Na Geriatria entende-se como a habilidade que tem algumas pessoas enfermas, aparentemente muito debilitadas , reagir ao tratamento usual, uma reação quase inesperada . Esta capacidade resiliente se opõe frontalmente a sua fragilidade e debilidade de saúde, que diante disso favorecem a identificação precoce de pessoas em risco de agravamento da qualidade de vida e que com a intervenção oportuna e adequada podem reduzir esta possibilidade. (A Jornal da Sociedade Americana de Geriatria, 2010; 58:602-3)
Socialemente
-Vemos corriqueiramente as variações de tensão com que a sociedade é submetida a níveis de desconforto de todas as formas, sejam débitos,trânsito,segurança,saúde,profissional,amoroso a lista seria infindável e atinge indistintamente a todos ,desde dos mais simples, aos mais graduados ,nas suas devidas proporções.

Às vezes essas pressões e submissões são agravadas diante da incapacidade de resolvê-los, gerando um sentimento de impotência e desespero que muitas vezes tem resultados bizarros,catastróficos,doentios.Muitos reagem de maneiras mais inusitadas na resolução desses problemas outros, por não saber como solucioná-los, “matam” aos problemas,renunciando à própria vida.

O que fazer diante dessas dificuldades que se nos impõem cotidianamente???
Existe uma frase ,talvez por demais acomodada,que diz “O que não tem solução,solucionado está”

Na realidade acreditamos que a fábula do Carvalho e do Bambu seja às vezes necessária implementar para sair de situações desesperadoras .Neste contexto,atualmente esse neologismo resiliência,antes usado unicamente na física aplica-se perfeitamente a qualquer situação da vida humana,principalmente nos grandes centros urbanos,onde a tensão e trauma é uma constante,no dia à dia. Imaginem uma cidade como São Paulo:17 milhões de habitantes,se ela fosse desdobrada em dez,daria 10 enormes cidades de hum milhão e 700 mil habitantes,que por sua vez poderiam formar 100 cidades de 170 mil habitantes,ainda recheadas de problemas.Que por sua vez poderiam ser convertidas em 1000-MIL- cidades de 17.000 habitantes.Muito mais fácil de administrar:segurança,saúde,trânsito,etc,etc.
Aqui em Santa Catarina e naturalmente no Brasil existem milhares de pequenas cidades com muito menos de 10 mil habitantes e com muito menor número de problemas ,de traumas urbanos, dos grandes centros.

Muitas vezes, as pessoa querem assumir posições “resilientes”,pois essa parece ser uma característica biológica de sobrevivência,na visão do próprio darwinismo,”os que não se adaptam,perecem...”,mas existem situações, que se nos impõe, nos grandes centros que não têm mais espaço para acomodações...,não existe mais elasticidade ou resiliência para o bambu vergar e somos todos convertidos em carvalhos de cimento que os tsunami arrastam inexoravelmente,impiedosamente perdemos a capacidade de fletir,vergar e somos despedaçados!
Vejam as regras criadas, diuturnamente,como esses do politicamente isso,politicamente aquilo.Não podemos nos manifestar sobre muitos assuntos.O que era tabú virou lei em defesa de minorias.Daqui a pouco,quando colocarem os chips de censura ,sequer poderemos pensar ...!
Aí entra Einstein, “não sei diezer como será a terceira guerra”,essa que já estamos vivendo,”mas posso afirmar que a quarta guerra será de arco e flecha”.A resiliência obedece ,também,as leis da física e quando ultrapassar os limites de elasticidade da matéria,ela rompe.Aos sobreviventes,que preparem seus arcos e flechas.

Aqui poderá ser feito um TESTE,para saber quanto somos adaptáveis , resilientes ou com enfrentamos as dificuldades
Sei rosa, quercia o bambù? Come affronti le difficoltà ?

Un test per scoprire come ci comportiamo di fronte alle avversità. Se siamo capaci di accettarle come parte della vita, o se pensiamo di non essere in grado di superarle. Oppure se siamo convinti che quando il gioco si fa duro, i duri cominciano a giocare

http://www.repubblica.it/salute/interattivi/2010/07/19/news/come_affronti_le_avversit_-5677758/

Nenhum comentário: