quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Paulo( Selbach) e a Loteria Esportiva


Quando das primeiras loterias esportivas, o nosso colega de “TOCA”do Porão da USE lá em "Santa Maria da Boca do Monte", Paulo sonhou com amaranhado de números e que no fim do tunel estaria a riqueza e a glória.Rsolveu jogar na loteria esportiva, que à época ia pra Porto Alegre para ser processado.Não era tudo on-line como hoje.E depois de ter feito a aposta,nós comentávamos a semana inteira:-E aí Paulo,tu és muito sortudo se ganhares o que é que vai nos dá? Bem ,disse ele:-pra ti vou dar aquela moto honda 400 ,que tu tanto falas.Pro meu pai vou dar uma New Holland,pra esse vou dar isso ,pra aquele... vou dar aquilo outro,etc.etc.
Bem,final de semana,todos com os ouvidos cautos no no radio,atento aos jogos e resultados e ele acertando.Primeiro jogo:bingo.Na mosca.segundo jogo,novamente acertando,terceiro jogo,idem.E nós .E aí Paulo,e os nossos presentes,vamos receber? Ele já se sentindo vencedor,Pois é,vamos ter que vê,pois vocês sabem,não é bem assim ...e amoleceu nas promessas e tudo ficou por aí...Também, não passou de 4 jogos os seus acertos.

Diz A.Lincoln:”Queres conhecer um homem,dar-lhe poder.”
Veremos,então, o tamanho do se ego.Ele tinha uma mera expectativa de prêmio e já começava a fazer planos como Perrete, personagem da fábula de La Fontaine: “O Pote de Leite” onde nos mostra que o brilho da riqueza é temporário.
Com um Pote de leite na cabeça ela começou a fazer planos o que fazer com o lucro da venda do leite:comprar uma galinha que pões ovos,que chocam e dão mais galinhas, que chocam...e ela vende e compra um casal de porcos,que criam e dão mais porcos, que ele vende e compra uma vaca ,que cria e dão mais vacas, que ele vende e compra um cavalo e começa a correr no cavalo que se assusta e ela cai... derruba o Pote de leite e se vai abaixo todo plano de riqueza...
A vida transcende a esses meros lampejos de riqueza fortuita e casual, essa glória súbita que ,por acaso,poderemos colher nos primeiros degraus da nossa ascensão.Talvez por conta desses “zeistgheist “ da vida ,esse tropeços nos fortaleçam a alma e nos oriente melhor nas escolhas dos caminhos que se nos apresentam e essas frivolidades temporárias que se volatilizam aos primeiros raios da manhã seguinte,da primeira expectativa de prova, como os cristais de gelo evaporados aos primeiros raios da sol,fortaleçam a nossa “alma” para as adversidades, que certamente virão.
Tudo têm a sua razão de ser, e se o que não mata fortalece e nos dá novos ânimos ,essas pequenas frustrações fazem com que não percamos as esperanças, mas serve para aparar as arestas, para que sejamos mais humildes e aceitemos a doçura das venturas malogradas como uma antevisão de um porvir glorioso,onde a glória não está condicionada a materialidade que nos cerca e sim e muito mais a resplandecência das verdadeiras razões da existência e evolução espiritual.

JATeixeira

Nenhum comentário: