terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Na cadeira do Dentista

dr.Pinóquio,era a alcunha de um charlatão-dentista que trabalhava em Timbó, há muito tempo já passado;ele dizia que era formado em Jaraguá do sul, na época em que a única faculdade de odontologia ficava em Florianópolis.Esse nome pitoresco se deve não tanto às suas mentiras,mas muito mais por conta de seu vasto apêndice nasal.
Uma ocasião ele estava reunidos com alguns amigos e contava que tinha feito o primeiro implante na terra barriga-verde.Um “corajoso” submeteu se a esse trabalho que consistia em um dente de estoque padrão, utilizado para confeccionar dentaduras, onde ele fez furo de um lado a outro e ali passou um pequeno fio prendendo nos dentes remanescentes desse intrépido “sucicida”,digo corajoso cliente .Esse artefato jocoso a cada vez que o cliente falava , dado aos movimento de saída ou entrada de ar, girava sobre próprio eixo emitindo uma sibilação e assobio risíveis,talvez servisse para ventilar a boca.Mas,hoje diante de tantos pircings , bizarrices e adereços (trágico)-cômicos poderíamos dizer que o que ele foi o precursor desses estereótipos que circulam por aí.
“Avanço” no consultório do Dentista.
Esse avanço(*) a que nos referimos não são os avanços tecnológicos ou ao avanço de “sinal” e sim outro tipo de avanço,bem comum nas prateleiras de farmácias e supermercados ,da época.
Eu uma outra ocasião, uma jovem de Blumenau veio até nossa Pérola do Vale, visitar o dr.Pinóquio,que o seu pai conheceu na Praia e pareceu-lhe sério e confiável.
Indignadíssima,ela nos disse na ocasião:"Imagine esse dentista que me atendeu :"sem camisa, usando um sunga preto.Tinha uma peruca horrível,quase caindo.A cadeira de dentista era de palha,bem gasta e velha ,sua cuspideira era um balde comum de pedreiro e imaginem o jato de água: era feito com um tubo desses de desodorante AVANÇO" ...
Pois é, mas um concorrente pra velha esponja de aço.Esse avanço é quase como bom-bril,tem mil e uma utilidades

Bem,se o "Avanço"era a sua seringa triplce,imaginem,como ele fazia pra visualizar um trabalho na boca ? Vejam o refletor como era moderno.



*Avanço: tradicional marca de desodorantes masculino, produzido pela Hypermarcas. Fez sucesso nos anos 70 e 80, onde era acessível para a maioria da população devido seu baixo preço. As propagandas televisivas sempre traziam a frase: Com Avanço, elas avançam, como apelo de sedução.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Avan%C3%A7o_%28desodorante%29

2 comentários:

Administrador disse...

Olá,
Gostei bastante do blog.
Gostaria de saber se está disponível para fazer uma ligação ao meu blog.. Eu fazia uma ligação do seu blog e você fazia do meu... Uma parceria.
qualquer coisa estou no email: kleber_guedes_11@hotmail.com

Jaques A Teixeira disse...

Bom Dia,Kleber Guedes.
Agradecemos a sua visita e que tenha gostado do nosso BLOG e pelo comentário aqui deixado.
Esperamos que volte sempre.
Sucesso em 2012
JAT