quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

A Nova Muralha da China

O Governo da China constrói uma nova muralha querendo "proteger" os seus cidadãos dos ventos inconvenientes que sopram do ocidente.
A primeira muralha conhecida como" Muralha do Dez Mil Li ou em "Wan Li Chang Cheng"), (1 Li equivalem a 500 metros ou 1/2 quilômetro), nome que foi conservado até os dias de hoje e vem sendo usado pelos chineses.As dimastias chinesas que contruiram a"Wan Li Chang Cheng",a fizeram com o propósito de protegerem-se contra as invasões dos hunos,a nova muralha não quer proteger os cidadão chineses,querem que esses não se embeveçam com os ventos da liberdade corrempedora do ocidente
A magnitude da obra, entretanto, não impediu as incursões de mongóis , xiambeis e outros povos que ameaçaram o império chinês ao longo de sua história. No século XVI perdeu a sua função estratégica, vindo a ser abandonada.
Aqui : http://www.greatfirewallofchina.org é possível testar se o seu site está disponível na China ou se esbarra no novo muro onde se instalaram barreiras para barrar tudo os ventos livres que sopram ...têm bloqueado muitas tentativas de chineses acessarem páginas de fora, e os de fora entrarem no território da "cidade Proibida"
Mas amanhã, quem sabe? bloqueiam alguns agora, mas os internautas de hoje, a exemplo dos mongóis e outros povos antigos acharão meios de minar e penetrar o território proibido.
A história registra muitos muros que cercearam os seus cidadãos a propósito de defender contra pretensas invasões,não cumpriu nenhum nem outro .
- As cidadelas medievais ficaram conhecidos por seus castelos com fossos nos famosos BURGOS
Há outros exemplos recentes da construção de muralhas:
Alemanha -Separando a Alemaha Oriental da Ocidental O Muro de Berlim foi construído em 13 de agosto de 1961 e caiu em 9 de novembro de 1989
Em construção -Israel Separando judeus dos Palestinos- O Muro de 680 quilômetros que está sendo construída ao longo de todo o território ocupado pelos israelenses na Cisjordânia tem por objetivo a prevenção de ataques de grupos extremistas palestinos.
Estados Unidos -fronteira com o México- O Muro pretende cercar uma terça parte da fronteira entre os dois países. Dos 3140 quilómetros, 1120 vão ficar vedados e vigiados por satélite.
Pelo que testamos, os jornais estão livres.
Esse bloqueio é imposto a sites como Google ,Yahoo entre outros, onde os interessados podem buscar o que eles não querem que seja visto.

Nenhum comentário: